Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Opositor russo será levado para Berlim, diz imprensa alemã

Alexei Navalny foi internado em um hospital da cidade russa de Omsk após começar a passar mal em um voo; a suspeita é que tenha sido envenenado

Internacional|Da EFE

Alexei Navalny teria tomado um chá pouco antes de embarcar em um voo
Alexei Navalny teria tomado um chá pouco antes de embarcar em um voo Alexei Navalny teria tomado um chá pouco antes de embarcar em um voo

O opositor russo Alexei Navalny será transferido para Berlim para ser tratado no Hospital Universitário La Charité, de acordo com informações divulgadas pela imprensa alemã, que se baseia em declarações do produtor cinematográfico e ativista Jaka Bizilj.

Um avião com profissionais e material médico poderia voar para a Rússia ainda hoje e, caso Navalny esteja em condições de ser transportado, seria levado para Berlim amanhã, como publica o jornal alemão "Bild".

Leia mais: Alexei Navalny: quem é o líder opositor russo hospitalizado por suspeita de envenenamento

Anteriormente, a chanceler alemã, Angela Merkel, havia oferecido assistência médica ao opositor. O mesmo havia sido feito pelo secretário-geral do partido da chefe de governo, a União Democrata Cristã (CDU), Paul Zimiak.

Publicidade

Bizilj já havia estado envolvido na transferência para a Alemanha do artista e ativista Pyotr Verzilov, porta-voz do grupo pop Pussy Riot, em 2018, quando ele também estava em más condições de saúde.

"Nós organizamos, a pedido de Pyotr Verzilov, um avião com equipamento médico com o qual o Navalny pode ser transferido para a Alemanha", disse Bizilj ao "Bild". "Estamos em contato com as autoridades e esperamos o mais rápido possível a autorização para transportar um paciente em coma", acrescentou.

Publicidade

Chá suspeito

Segundo sua porta-voz, ele passou mal após beber uma xícara de chá pouco antes de embarcar em um voo, no aeroporto de Tomsk. Durante o trajeto começou a se sentir mal, e o avião chegou a fazer um pouso de emergência para poder dar atendimento médico a Navalny.

No avião, ele não teria consumido nada, então, suspeita-se que ele tenha sido envenenado com o chá. Circula nas redes sociais uma foto na qual ele aparece tomando a bebida. Testemunhas disseram que ele gritava de dor, durante o voo.

Publicidade

Navalny estaria em coma por intoxicação, e seus apoiadores acreditam que ele pode ter sido envenenado. Ele foi internado em um hospital na cidade de Omsk, a cerca de 2,2 mil quilômetros de Moscou.

Segundo o boletim médico divulgado pelo chefe do hospital onde o opositor está internado, Anatoly Kalinichenko, exames já descartaram infecções como covid-19, infarto do miocárdio ou um acidente vascular cerebral. Segundo os médicos, a condição dele é estável.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.