Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Otan quer prolongar guerra para enfraquecer Rússia, diz Turquia

Segundo Mevlüt Çavusoglu, ministro das Relações Exteriores do país, algumas nações da Aliança não se importam com a Ucrânia

Internacional|

Mevlüt Çavusoglu, ministro das Relações Exteriores da Turquia, em evento oficial
Mevlüt Çavusoglu, ministro das Relações Exteriores da Turquia, em evento oficial Mevlüt Çavusoglu, ministro das Relações Exteriores da Turquia, em evento oficial

Alguns países-membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) querem prolongar a guerra na Ucrânia para enfraquecer a Rússia, segundo denunciou nesta quarta-feira o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavusoglu, em entrevista à filial turca da CNN.

"Há alguns países dentro da Otan que querem que a guerra na Ucrânia continue. Eles acham que, se a guerra continuar, a Rússia ficará enfraquecida. A situação na Ucrânia pouco importa para eles", declarou o ministro turco.

Na entrevista, Çavusoglu também lamentou o sucesso limitado das tentativas de mediação turca até agora, primeiro reunindo o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, e seu homólogo da Rússia, Serguei Lavrov, na cidade turca de Antália, e depois sediando novas negociações em Istambul.

"Estávamos esperando que algo saísse da reunião em Antália. Foi uma reunião importante para ambos os lados. Após as conversas em Istambul, nossa esperança aumentou, mas, quando as imagens do massacre [na Ucrânia] chegaram, eles se afastaram do acordo de Istambul. Por enquanto eles ainda estão negociando", detalhou Çavusoglu.

Publicidade

O ministro turco afirmou ainda que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o homólogo ucraniano, Volodmir Zelenski, "podem se encontrar a qualquer momento".

"Na mesa de negociações tem se falado de uma reunião de líderes. Se acontecer, pode ser em Istambul ou Antália", ressaltou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.