Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Otan 'rastreou' trajetória de voo de drone que caiu na Croácia

Veículo não tripulado decolou da Ucrânia, porém governo local não assume responsabilidade pela aeronave

Internacional|

Drone de origem soviética caiu em meio a parque de Zagreb, na Croácia
Drone de origem soviética caiu em meio a parque de Zagreb, na Croácia Drone de origem soviética caiu em meio a parque de Zagreb, na Croácia

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) "rastreou" a trajetória de voo do drone que caiu esta semana na capital da Croácia, Zagreb, devido à guerra na Ucrânia, disseram fontes da Aliança à Agência Efe neste sábado (12).

"A defesa aérea e antimísseis integrada da Otan rastreou a trajetória de voo de um objeto que posteriormente caiu em Zagreb. As autoridades croatas anunciaram que estão investigando este incidente", disseram as fontes aliadas.

No Twitter, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou que discutiu o incidente com o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic. "Concordamos em permanecer em contato próximo e trabalhar juntos para determinar os fatos", acrescentou Stoltenberg na rede social.

Plenkovic pediu hoje à Otan uma melhor coordenação da defesa aérea para evitar incidentes como o que ocorreu esta semana, quando um drone caiu em Zagreb sem ser interceptado.

Publicidade

A aeronave não tripulada caiu após sobrevoar Romênia, Hungria e Croácia, três países da Otan, sem encontrar obstáculos ou despertar qualquer tipo de reação, o que é uma indicação de que houve falhas, segundo o primeiro-ministro.

"Este incidente revela a necessidade de uma maior cooperação dentro da Otan. A possibilidade de algo como isto acontecer não deveria ser permitida e não deveria voltar a acontecer", disse hoje o premiê croata, ao percorrer a cratera de três metros de profundidade causada pelo artefato em Zagreb.

Publicidade

Ele explicou que enviou cartas aos líderes da União Europeia e da Otan pedindo uma maior vigilância e coordenação, para que dispositivos desconhecidos não possam sobrevoar países da Otan ou chegar inadvertidamente a cidades europeias.

O primeiro-ministro croata confirmou que o dispositivo que explodiu em Zagreb era um drone Tupolev 141 Strizh de fabricação soviética.

Publicidade

Leia também

O drone pesava seis toneladas e meia e tinha 14 metros de comprimento e foi lançado da Ucrânia para sobrevoar brevemente a Romênia, Hungria por cerca de 45 minutos e Croácia por 7 minutos, antes de cair em um parque de Zagreb.

Não se sabe quem o lançou, pois tanto a Rússia quanto a Ucrânia negam que seja deles.

Plenkovic advertiu que a 50 metros do local da queda há um edifício de alojamento universitário, uma casa noturna e restaurantes, por isso foi questão de sorte não haver vítimas.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/otan-rastreou-trajetoria-de-voo-de-drone-que-caiu-na-croacia-28062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.