Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Palestino 'enganado' vende barato Banksy que vale milhares de dólares

Mural que retrata deusa grega foi feito durante visita do artista britânico à Faixa de Gaza

Internacional|Do R7

Depois da obra, casa começou a atrair a atenção da imprensa
Depois da obra, casa começou a atrair a atenção da imprensa Depois da obra, casa começou a atrair a atenção da imprensa

Um homem palestino diz ter sido enganado ao vender uma obra do artista e grafiteiro britânico Banksy. A obra, cujo valor é estimado em centenas de milhares de dólares, foi vendida por apenas US$ 175 (cerca de R$ 562).

O mural de Banksy retratando a deusa grega Niobe foi feito durante uma visita surpresa do artista britânico à Faixa de Gaza. Milhares de palestinos perderam suas casas depois de uma operação isralense no ano passado.

A casa de Rabie Darduna foi uma das destruídas. Apenas a porta ficou de pé, e foi nela que Banksy fez seu mural, que ainda pode ser visto no site do artista.

"Era uma edificação de dois andares, mas só a porta ficou de pé. Então, um jovem estrangeiro veio e pintou a porta", disse.

Publicidade

O palestino, que tem seis filhos, disse que depois que a obra na porta começou a chamar a atenção da imprensa, um grupo de homens se aproximou dele.

Um deles convenceu Darduna de que estava agindo em nome de Banksy e queria comprar a obra para expor em um museu na Faixa de Gaza.

Publicidade

Darduna alega que foi uma fraude e quer a obra de volta. A BBC entrou em contato com o comprador, que afirmou que tudo foi feito dentro da legalidade.

Banksy, cuja identidade nunca foi revelada, já foi à região outras vezes, deixando mais obras espalhadas por Gaza e pela Cisjordânia. Algumas até se transformaram em atrações turísticas ou ganharam lojas de souvenires nas proximidades.

Outros grafites politizados do britânico já foram cortados de paredes e vendidos por preços bem abaixo do mercado para depois serem revendidos no mercado internacional de artes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.