Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parlamentares republicanos podem ter auxiliado invasão do Capitólio

Investigação apura se congressistas fizeram visitas de reconhecimento do Congresso com grupos que fizeram a invasão

Internacional|Do R7

Invasores podem ter sido ajudados por republicanos
Invasores podem ter sido ajudados por republicanos Invasores podem ter sido ajudados por republicanos

A polícia do Capitólio está investigando a possível participação de parlamentares republicanos na preparação da invasão do Congresso norte-americano por apoiadores do presidente Donald Trump, no último dia 6. Pelo menos três deputados estaduais do partido participaram pessoalmente da tomada do prédio, durante a sessão que certificava os votos da eleição presidencial do ano passado, que deu a vitória a Joe Biden.

Leia também: Trump planeja deixar Washington na manhã de 20 de janeiro

Segundo o New York Times, um grupo de democratas entregou esta semana uma carta para os líderes da segurança do Congresso, na qual eles pedem uma apuração rigorosa sobre "atividades suspeitas" e "um número extremamente alto de grupos externos" que entraram no Capitólio no dia 5, véspera da invasão.

Visitas de 'reconhecimento'

De acordo com a democrata Mikie Sherrill, esses grupos teriam tido acesso a diversas áreas da sede do Congresso em um momento em que a maior parte das visitas turísticas ao local estão restritas por causa da pandemia do coronavírus. Ela afirma ter visto republicanos conduzindo essas pessoas em visitas de "reconhecimento".

Publicidade

Em uma coletiva, a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, afirmou que essas acusações serão investigadas.

"Se de fato for constatado que membros do Congresso foram cúmplices dessa insurreição, se eles ajudaram e incitaram os crimes, ações devem ser tomadas além do Congresso, em termos de processo", disse a democrata.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.