Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Parlamento da Catalunha aprova referendo de independência para setembro de 2017

Referendo representa uma nova dor de cabeça para o primeiro-ministro interino espanhol

Internacional|

O Parlamento da Catalunha votou nesta quinta-feira a favor da realização de um referendo de independência em setembro próximo em meio a tensões crescentes com o governo central da Espanha quanto à possibilidade de a região do nordeste do país poder se separar legalmente.

O referendo representa uma nova dor de cabeça para o primeiro-ministro interino espanhol, Mariano Rajoy, cujo Partido Popular (PP) conservador vem se recusando repetidamente a cogitar a consulta na Catalunha, que abriga cerca de um sexto da população.

O impasse de Rajoy com os separatistas catalães se exasperou em um momento no qual a política espanhola se encontra travada, já que as duas eleições nacionais inconclusivas dos últimos 10 meses não resultaram na maioria necessária para a formação de um governo.

Presidente da Catalunha Carles Puigdemont toma posse

Publicidade

Em agosto, o governo central da Espanha pediu à Corte Constitucional para anular uma resolução de julho do Parlamento catalão visando a independência. Nesta quinta-feira o tribunal aventou a possibilidade de apresentar queixas criminais contra o presidente do Parlamento por permitir a condução da votação.

Na quarta-feira passada, o presidente regional da Catalunha, Carles Puigdemont, disse que está aberto a negociar os termos de um referendo legalmente vinculante, mas que irá realizá-lo com ou sem o aval de Madri.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.