Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Partido de Putin propõe referendo para anexação de parte da Ucrânia

Rússia Unida deseja que votação seja realizada em 4 de novembro, data na qual o país celebra o Dia da Unidade Nacional

Internacional|

Vladimir Putin faz parte do partido Rússia Unida
Vladimir Putin faz parte do partido Rússia Unida Vladimir Putin faz parte do partido Rússia Unida

O partido Rússia Unida, do presidente Vladimir Putin, propôs nesta quarta-feira (7) a organização de um referendo em 4 de novembro para anexação de territórios ucranianos ocupados pelas forças da Rússia.

"Donetsk, Lugansk e outras cidades russas poderão, finalmente, retornar a seu porto de origem. E o mundo russo, atualmente dividido por fronteiras formais, recuperará sua integridade", afirmou o secretário-geral do partido, Andrei Turchak.

O chefe do Rússia Unida propôs o dia 4 de novembro para a realização do referendo, data em que a Rússia celebra o Dia da Unidade Nacional, para recordar a revolta popular do século 17 que provocou a expulsão das forças de ocupação polonesas de Moscou.

Turchak citou as regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk (leste), cuja independência o governo da Rússia reconheceu antes do início da ofensiva, em 24 de fevereiro, e as regiões de Kherson e Zaporizhzhia, ocupadas em grande parte pelo Exército russo.

Publicidade

"Vamos nos preparar para esta data", afirmou uma das principais autoridades nomeadas por Moscou em Kherson, Kirill Setremooussov, informaram as agências de notícias russas.

As tropas russas ocupam partes do território, em particular no sul da Ucrânia, incluindo a cidade de Kherson, que antes da intervenção tinha 280 mil habitantes. Desde 2014, separatistas pró-Rússia controlam a maior parte das regiões de Donetsk e Lugansk.

Publicidade

Em março daquele ano, a Rússia organizou um referendo na Crimeia, península ucraniana que anexou após a votação, precedida por uma intervenção das forças especiais russas.

Nos últimos meses, as autoridades russas de ocupação na Ucrânia mencionaram diversas vezes a ideia de um referendo de anexação à Rússia, mas o governo de Kherson afirmou na segunda-feira (5) que a possibilidade de organizar tal votação era incerta, devido à contraofensiva que as forças ucranianas iniciaram na região.

A Rússia distribuiu passaportes russos entre os habitantes de alguns territórios ocupados na Ucrânia, algo que também havia feito nos últimos anos nos territórios do leste controlados pelos separatistas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.