Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Partido pró-Putin conquista 44,5% dos votos em eleição parlamentar na Rússia

Internacional|

MOSCOU/SARANSK, Rússia (Reuters) - O partido governista Rússia Unida conquistou 44,5 por cento dos votos na eleição parlamentar russa neste domingo, mostrou pesquisa boca de urna, patamar um pouco abaixo do obtido no pleito anterior, mas ainda suficiente para manter o domínio dos aliados do presidente Vladimir Putin no Parlamento.

O partido nacionalista LDPR ficou com 15,3 por cento dos votos, segundo a boca de urna do instituto estatal VTsIOM. Os comunistas ficaram em terceiro com 14,9 por cento e o Rússia Justa foi o quarto com 8,1 por cento.

Partidos liberais de oposição, único grupo abertamente crítico a Putin, não conseguiram superar a barreira dos 5 por cento necessária para ter representação partidária, mostrou a pesquisa. Alguns dos candidatos dessas legendas ainda podem chegar ao Parlamento por meio de eleições localizadas.

Na última eleição para a Duma, a câmara baixa do Parlamento, em 2011, o Rússia Unida ficou com 49 por cento dos votos. A eleição parlamentar deste ano tem sido vista como um ensaio para a esperada candidatura de Putin à Presidência em 2018.

(Por Andrew Osborn e Gleb Stolyarov)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.