Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pássaros invadem estacionamento e assustam motoristas nos EUA

Milhares de aves conhecidas como iraúnas-mexicanas estão ficando 'sedentárias' e migrando menos, segundo especialistas

Internacional|Do R7

Pássaros ocuparam estacionamento nos EUA
Pássaros ocuparam estacionamento nos EUA Pássaros ocuparam estacionamento nos EUA

Um enorme bando de pássaros pretos tomou conta do estacionamento de um hipermercado no Texas (EUA), assustando consumidores e motoristas. Imagens postadas nas redes sociais mostram as aves sobrevoando e pousando em carros, postes, lixeiras e no chão.

A cena se deu em uma unidade do Walmart próxima à cidade de Mesquite, que fica na região metropolitana de Dallas, no norte do Texas, na semana passada. O vídeo abaixo, postado no TikTok por um morador, já teve quase 18 milhões de visualizações: ele mostra o tamanho da revoada.

É possível ver milhares de pássaros por todas as partes. "Eu me sinto num filme", diz Denis Mehic na gravação. "Eles estão pousando no meu carro! Bem, eu precisava lavá-lo mesmo", brinca o homem, conformado.

Nas redes sociais, usuários mencionaram o filme Os Pássaros, de Alfred Hitchcock, e um deles chegou a falar em um "apocalipse das aves". No entanto, a verdade é um pouco menos assustadora.

Publicidade

Segundo uma reportagem da Newsweek, os pássaros são da espécie Quiscalus mexicanus, conhecida no Brasil como iraúna-mexicana. São aves altamente sociáveis e que podem se adaptar facilmente à vida em zonas rurais ou urbanas. Em geral, costumam migrar longas distâncias no inverno do Hemisfério Norte, em busca de alimento e temperaturas mais amenas.

No entanto, especialistas ouvidos pela publicação americana afirmam que as iraúnas que vivem no Texas parecem ter abandonado as longas migrações de um hemisfério para o outro – elas passaram a viver de maneira sedentária em grandes centros urbanos, onde conseguem encontrar alimentos mais facilmente e o inverno não é tão rigoroso como em outros locais.

Publicidade

Uma ONG texana de proteção aos animais afirma em seu site que as iraúnas "são comuns em cidades como Houston e podem ser achadas em áreas habitadas por humanos que têm árvores. Elas tendem a se juntar em grandes bandos, e preferem ficar perto de shoppings e lanchonetes, em estacionamentos onde há lixo para elas comerem e árvores e postes para usarem de poleiro".

Incidentes parecidos já foram registrados em 2019 e 2020 na região.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.