Internacional

13/11/2012 às 22h03 (Atualizado em 13/11/2012 às 22h03)

Pauta de vídeos AFP HD

2ª Pauta de vídeos AFP HD desta terça-feira, 13 de novembro de 2012

= AMÉRICAS =

- Pelé é operado em São Paulo (NOVO)

O ex-craque Pelé foi operado com sucesso no quadril nesta terça-feira, em um hospital de São Paulo, e deve receber alta na quarta-feira, de acordo com informações do porta-voz do Rei do Futebol.

- Obama mantém confiança no general Allen, afirma porta-voz da Casa Branca (NOVO)

Um porta-voz da Casa Branca, disse que o presidente americano, Barack Obama, mantém confiança no general John Allen. O militar está sendo investigado por um suposto vínculo com uma das mulheres envolvidas no escândalo amoroso que provocou a renúncia do ex-diretor da CIA, David Petraeus.

- Promoção adiada em meio a escândalo

A designação do general americano John Allen como chefe-supremo da Otan foi suspensa, nesta terça-feira. Ele é investigado por suposto envolvimento no escândalo sexual que derrubou David Petraeus do cargo de diretor da CIA.

- Porta de entrada para investidores europeus

O presidente do Peru, Ollanta Humala, viaja nesta terça-feira para a Europa, onde visita França, Portugal e Espanha. Neste último país, participa da Cúpula Iberoamericana de Cádiz. Em uma entrevista exclusiva à AFP, Humala afirmou que a América Latina tem sido generosa com o velho continente e que o Peru pode ser a porta de entrada dos investidores europeus na região.

- Refugiados do conflito (NOVO)

O destino das quase quatro milhões de pessoas desalojadas pelos combates entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e as tropas do Governo é um assunto crucial nas conversações de paz. Após quatro décadas de conflito, as vítimas esperam finalmente voltar para casa.

= ORIENTE MÉDIO / ÁSIA =

- Militantes palestinos reivindicam ataque a Israel (NOVO)

As forças aéreas israelenses lançaram três ataques contra alvos na Faixa de Gaza na manhã desta terça-feira, horas depois de militantes palestinos terem disparado seis foguetes contra o sul de Israel. Os disparos foram reivindicados pelo braço armado da Frente Popular pela Libertação da Palestina.

- Aviação de Israel ataca Faixa de Gaza (NOVO)

Os confrontos entre israelenses e palestinos voltou a se intensificar na manhã desta terça-feira, com o lançamento de três ataques aéreos na Faixa de Gaza pelo Exército de Israel. Os bombardeios atingiram regiões não povoadas e não causaram vítimas, segundo fontes palestinas.

- Túmulo de Arafat começa a ser aberto

Funcionários palestinos começaram a abrir o túmulo de Yasser Arafat nesta terça-feira. O objetivo é obter elementos para a investigação sobre as causas da morte do líder, segundo uma fonte ligada à família.

- Dalai Lama pede ajuda japonesa

O líder espiritual Dalai Lama pediu nesta terça-feira que as autoridades japonesas visitem o Tibete para entender os motivos que estão por trás da série de autoimolações de monges na China. Na semana passada, pelo menos seis tentaram por fogo ao próprio corpo, às vésperas da abertura do Congresso do Partido Comunista Chinês.

- Mortes por terremoto no Mianmar chegam a 26

A Cruz Vermelha birmanesa divulgou nesta terça-feira um novo balanço do número de mortos no terremoto que atingiu Mianmar. Pelo menos 26 pessoas morreram na tragédia. Duzentas ficaram feridas e 12 estão desaparecidas.

- Relatório: ONU falhou no Sri Lanka (NOVO)

As Nações Unidas falharam em proteger os civis nos últimos meses da guerra civil no Sri Lanka, de acordo com um relatório provisório da ONU obtido pela rede britânica BBC. O sangrento conflito entre as forças de segurança do país asiático e rebeldes tâmeis custou a vida de mais de 100 mil pessoas.

- Da guerra para a sala de aula

Dados da ONU apontam que mais de 100 mil sírios já fugiram para o Líbano desde o início da revolta contra Bashar al-Assad. A situação é tão grave que a Associação de Educação Islâmica oferece aulas para crianças refugiadas em Trípoli, onde chegam cada vez mais novos alunos.

= EUROPA =

- Grécia: o risco de default 'é alto' (NOVO)

O risco de que a Grécia declare a suspensão dos pagamentos da dívida é 'muito elevado', advertiu nesta terça-feira o ministro de finanças grego Yannis Stournaras. Ele pediu aos sócios europeus para que levassem em conta "os limites" que o país pode suportar.

- Braço direito de Bin Laden é libertado (NOVO)

As autoridades britânicas concederam nesta terça-feira a liberdade condicional ao imã radical jordaniano Abu Qatada, após o pagamento de fiança. A libertação acontece um dia depois de a justiça do Reino Unido negar o pedido de extradição à Jordânia do homem considerado o braço direito de Osama bin Laden na Europa.

- Hollande reconhece nova coalizão síria (NOVO)

O presidente da França, François Hollande, afirmou nesta terça-feira, que reconhece a coalizão nacional síria como a única representante do povo.

Já a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, saudou o acordo que criou o novo grupo de oposição.

- Crueldade (NOVO)

O britânico de 23 anos, que colocou o seu gato em uma máquina de secar e depois postou o vídeo no YouTube, foi condenado a 56 dias de prisão nesta quinta-feira.

- Grécia à espera da ajuda

Diante da falta de acordo sobre a fórmula do pagamento dos empréstimos concedidos à Grécia e do alívio da carga da dívida, os ministros das Finanças da zona do euro vão se reunir novamente no dia 20 de novembro para discutir a situação econômica do país. Atenas precisa o quanto antes da ajuda já que enfrenta, no dia de 16 de novembro, um vencimento da dívida de mais de 5 bilhões de dólares.

- Prefeito francês em greve de fome

O prefeito de Sevran, um dos municípios mais pobres da França, está há cinco dias em greve de fome. Ele tenta chamar atenção do governo federal para obter mais recursos para a cidade.

- Loteria europeia dá prêmio milionário

A Europa pode ganhar um novo milionário nas próximas horas, mesmo em um cenário de crise econômica. Vão ser sorteados 168 milhões de euros pela EuroMillions na noite desta terça-feira.

- Fiéis online

Com o número de fiéis diminuindo nas igrejas da Grã-Bretanha, uma congregação no sudoeste da Inglaterra encontrou um novo uso para as mídias sociais para tentar atrair mais jovens.

= ÁFRICA =

- Sem direito à defesa

Mais de 100 pessoas estão no corredor da morte no Sudão do Sul, incluindo quatro mulheres. Mas grupos de direitos humanos denunciam que muitos condenados à forca nunca viram um advogado e que há chance de pessoas inocentes serem mortas, a menos que uma reforma penal aconteça urgententemente no país.

Abmael SOARES

Responsável departamento vídeo e novos produtos

Avenida Almirante Barroso,N° 52 - RJ CEP 20031 - 000 Rio de Janeiro

Tel : (55 21) 2217 0025 - Cel : (55 21) 8883 2050

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!