Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pequim: poluição pode atrapalhar objetivo de Jogos 'verdes'

Dados da qualidade do ar estão abaixo dos níveis de segurança da OMS, a poucas semanas dos Jogos Olímpicos de Inverno

Internacional|

Anéis olímpicos e bandeiras são vistos dentro da Torre Olímpica, em Pequim, na China
Anéis olímpicos e bandeiras são vistos dentro da Torre Olímpica, em Pequim, na China Anéis olímpicos e bandeiras são vistos dentro da Torre Olímpica, em Pequim, na China

Apesar da melhora drástica no ano passado, os dados de poluição do ar em Pequim estão abaixo dos níveis de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), a poucas semanas dos Jogos Olímpicos de Inverno.

A capital chinesa havia anunciado uma "guerra à poluição", depois de ganhar, em 2015, a candidatura olímpica. Fechou várias usinas a carvão e realocou indústrias pesadas para se livrar do estigma de ser uma das cidades mais poluídas do mundo.

A concentração de partículas ultrafinas PM2.5, muito prejudiciais à saúde, caiu para 33 microgramas por metro cúbico em 2021, um terço em relação aos níveis de 2013, segundo dados divulgados nesta terça-feira (4) pelo escritório ambiental de Pequim. 

Esse índice ainda é, porém, mais de seis vezes superior aos 5 microgramas por metro cúbico recomendados pela OMS. 

Publicidade

O esforço para melhorar a qualidade do ar reduziu o número de dias em que a cidade se vê envolta por uma nuvem de poluição. 

Ainda assim, o Ministério do Meio Ambiente chinês disse na semana passada que o risco de nuvens tóxicas se mantém "severo" e anunciou que as cidades-sede dos Jogos contam com planos de contingência caso esse fenômeno atrapalhe as competições.

Publicidade

A China quer usar os Jogos Olímpicos de Inverno para promover suas credenciais verdes e construiu dezenas de usinas eólicas e solares para fornecer a energia necessária a esse grande evento esportivo. 

Leia também

"Os dados de qualidade do ar de 2021 da cidade de Pequim são animadores", disse Li Shuo, ativista do Greenpeace China. 

Publicidade

"Mas a poluição também é um desafio nacional. Enquanto os cidadãos de Pequim respiram com alívio, muitas outras províncias precisam de avanços mais rápidos", frisou. 

De acordo com a plataforma de monitoramento da qualidade do ar IQAir, a China teve 42 das 100 cidades mais poluídas do mundo no ano passado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.