Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Peru envia ajuda à comunidade da Amazônia ameaçada por indígenas isolados

Ministério destacou que a comunidade recebeu roupa, abrigo e alimentos enviados pelo ar

Internacional|

As autoridades peruanas enviaram nesta segunda-feira (22) um helicóptero com ajuda de emergência à comunidade nativa de Monte Salvado, na região amazônica de Madre de Dios, que no final de semana passado sofreu a invasão de indígenas da etnia em isolamento voluntário Mashco Piro, informou à Agência Efe o Ministério de Cultura.

Um porta-voz do Ministério destacou que a comunidade recebeu roupa, abrigo e alimentos enviados na aeronave, que também levou uma comitiva formada por representantes das pastas de Cultura, Defesa e Interior do governo peruano.

A fonte indicou que o helicóptero continua no lugar à espera da ordem para evacuar estas pessoas rumo à cidade de Puerto Maldonado, localizada a 153 km de distância. Esta ordem depende que o governo da região de Madre de Dios determine o lugar no qual serão alojados os 39 membros da comuna de Monte Salvado, entre os quais se encontram 16 crianças.

Polícia Internacional do Peru entra no caso de brasileiro desaparecido há 2 anos

Publicidade

Cerca de 200 indígenas da etnia em isolamento voluntário Mashco Piro entraram no sábado na comunidade, onde exigiram comida "depois de ter gerado graves danos à infraestrutura do local", embora não se tenha registrado "nenhum ferido por este incidente", segundo informou o Ministério de Cultura.

Dois dias antes, os indígenas já tinham entrado em Monte Salvado, "mas encontraram a comunidade vazia, pois a maioria da população tinha se deslocado a Puerto Maldonado em razão das eleições regionais".

Publicidade

"Nesta incursão danificaram algumas casas, sacrificaram os animais domésticos e de curral e levaram utensílios como sogas, facões e panelas. Além disso, desperdiçaram roupas, lençóis e os mosquiteiros dos habitantes", acrescentou uma nota oficial.

O porta-voz confirmou hoje à Efe que os Mashco Piro se retiraram da área, mas as autoridades temem que possam retornar a qualquer momento, motivo pelo qual decidiram evacuar a comunidade.

Publicidade

Esta é a segunda ocasião em que os Mashco Piro se aproximam durante este mês de Monte Salvado, embora da vez anterior tenham pedido que lhes entregassem bananas e outros alimentos de maneira amistosa. 

Milhares de peruanos protestam contra lei sobre trabalho juvenil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.