Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pessoas acusadas de vampirismo são linchadas no Malawi

Homem com epilepsia foi queimado na segunda maior cidade do país

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Um surto de "vampiros" no Malawi fez com que a população se unisse para linchar as "criaturas sobrenaturais". Grupos linchadores mataram ao menos seis pessoas sob suspeita de chuparem sangue alheio. Os rumores vampirescos apareceram no país vizinho Moçambique, embora ninguém saiba o que causou essa paranoia. A crença em bruxaria na região rural do Malawi é muito comum, e as autoridades dizem ter dificuldade para convencer a população que esses rumores não são verdade.

"Minha neta estava com o filho dela, que estava com uma mochila nas costas. Tinha muitos bolsos, e uma das coisas que ele carregava era um colchão inflável. Quando a população raivosa viu que ele tinha uma garrafinha, eles pensaram que ele fosse um vampiro, então eles espancaram e mataram os dois", relata Esnat Kondani, avó de uma mulher que foi morta com seu filho em um dos ataques.

Outro membro da família, Damiano Mtaka, desabafou: "Fomos chamados para enterrar o que eles chamaram de chupadores de sangue. Nós os enterramos aqui. Estamos devastados, esperando que a justiça prevaleça. "

"Espancaram e mataram minha neta e meu bisneto"

(Esnat Kondani)

Essa não é a primeira vez que violência relacionada a rumores sobre vampiros se intensificou no país — já houve uma onda de violência similar em 2002.

Publicidade

Dessa vez, os rumores causaram mais violência nos distritos de Phalombe e Mulanje. A onda também seguiu para a segunda maior cidade do país, Blantyre, onde duas pessoas foram mortas.

O Departamente de Segurança das Nações Unidas publicou um relatório dizendo que os "caçadores de vampiros" estão montando bloqueios nas estradas.

Publicidade
Nem as crianças foram poupadas em meio à onda de violência
Nem as crianças foram poupadas em meio à onda de violência Nem as crianças foram poupadas em meio à onda de violência

A imprensa local do Malawi reportou que pais preocupados invadiram uma escola em Balaka para resgatar os filhos depois de ouvirem que os "vampiros" estariam chegando.

O presidente do Malawi, Peter Mutharika, disse que os eventos recentes são "agonizantes".

Publicidade

O comissário distrital de Mulanje, Reighard Chavula, disse que é difícil compreender as mortes sem entender as crenças no sobrenatural, passadas de geração em geração: "As pessoas acreditam em bruxaria e magia", diz ele. "Elas acham que isso é um fato, e isso fez com que esse rumor sobrevivesse até agora. "

Inocentes suspeitos de vampirismo não são as únicas vítimas das superstições: pessoas com albinismo são frequentemente atacadas, e partes do corpo são cortadas para fazer rituais. Os pedaços de albinos — que não possuem pigmento na pele, cabelo e nos olhos — atraem, segundo as superstições locais, dinheiro e boa sorte. Também são usados em simpatias e poções mágicas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.