Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia da Espanha prende suposto mentor de roubos de U$1,2 bilhão

A Europol disse que o grupo operava desde 2013, com membros em 40 países, e realizou ataques contra 100 instituições financeiras

Internacional|

Criminosos usavam vírus em computador para realizar roubos
Criminosos usavam vírus em computador para realizar roubos Criminosos usavam vírus em computador para realizar roubos

A polícia da Espanha prendeu o suposto líder de uma gangue de criminosos cibernéticos que roubou até 1,2 bilhão de dólares de bancos, ao alterar saldos e instruindo caixas automáticos a liberarem dinheiro, disse a Europol nesta segunda-feira (26).

A pessoa suspeita de estar por trás dos ataques com vírus conhecidos como "Carbanak" e "Cobalt" foi presa em Alicante graças a uma cooperação entre forças policiais dos Estados Unidos, da Ásia e da Europa, disse a polícia europeia, sem dar informações sobre a identidade do suspeito.

A Europol disse que o grupo operava desde 2013, com membros em 40 países, e realizou ataques contra 100 instituições financeiras. Eles visaram funcionários de bancos com emails, infectando seus computadores e usando-os como uma base para tomar o controle das redes e dos servidores bancários.

"Com este nível de acesso, os indivíduos nefastos autorizam transferências bancárias fraudulentas, elevam os saldos de contas e fazem caixas automáticos soltarem dinheiro para eles", informou a Europol.

Publicidade

"Depois eles pegam o dinheiro e o convertem em criptomoedas".

A Europol disse que o FBI, autoridades da Romênia, de Belarus e de Taiwan e empresas particulares de cibersegurança ajudaram no caso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.