Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polônia admite que é possível que trem do tesouro nazista não exista

Autoridades polonesas divergem sobre veracidade da descoberta

Internacional|

Secretário de Estado de Cultura, Piotr Zuchowski, afirmou "estar 99% convencido da existência do trem"
Secretário de Estado de Cultura, Piotr Zuchowski, afirmou "estar 99% convencido da existência do trem" Secretário de Estado de Cultura, Piotr Zuchowski, afirmou "estar 99% convencido da existência do trem"

As autoridades da Polônia admitiram nesta segunda-feira (31) que não há evidências que comprovem a existência do chamado "trem do ouro", supostamente carregado de tesouros nazistas e desaparecido há 70 anos em circunstâncias misteriosas

O governador da região polonesa da Baixa Silésia, Tomasz Smolarz, explicou em entrevista coletiva que "baseado nos documentos disponíveis, não se pode confirmar nenhuma descoberta".

As declarações de Smolarsz foram um balde de água fria, depois de na sexta-feira (28) o secretário de Estado de Cultura, Piotr Zuchowski, afirmar "estar 99% convencido da existência do trem".

Autoridades polonesas afirmam que "trem nazista" pode estar minado

Publicidade

Trem nazista repleto de ouro é ‘encontrado na Polônia’

Zuchowski se referia a imagens de georradar que confirmavam a localização de um comboio ferroviário blindado a cerca de 100 metros de profundidade.

Publicidade

Hoje Tomasz Smolarz disse não ter visto as imagens citadas por Zuchowski, e pediu cautela ao falar sobre a suposta descoberta.

"Não sei em que se baseiam para falar dessa alta probabilidade", afirmou a gestora cultural da Baixa Silésia, Barbara Nowak-Obelinda. O governador regional também lembrou que os documentos apresentados às autoridades locais de Walbrzych pelos supostos descobridores do trem são "poucos e a grande medida ilegíveis".

Publicidade

"Nos últimos anos tivemos uma grande quantidade de informação sobre este tipo de descoberta, mas nenhuma delas se confirmou", acrescentou.

Enquanto isso, a área na qual os caça-tesouros dizem ter encontrado o comboio ferroviário continua isolada pela polícia, agentes florestais e bombeiros de Walbrzych, que evitam a entrada de curiosos que foram até a cidade com a esperança de ver o "trem de ouro" com seus próprios olhos.

Adolescente alemã encontra barra de ouro avaliada em 16 mil euros em lago

Cerimônia ostentação: plebeia se casa com filho de sultão em festa regada a ouro, esmeraldas e tradição

Smolarz também anunciou que hoje solicitará ao Ministério da Defesa apoio "para realizar operações de reconhecimento com equipes de georradar de alta penetração".

O governador regional também insistiu que só serão destinados fundos públicos para realizar escavações se houver análises geológicas e históricas "críveis", que mostrem evidências sérias. Há duas semanas dois homens, um polonês e um alemão, informaram através de seus advogados terem descoberto um antigo comboio ferroviário nazista carregado de ouro, mas não deram provas da descoberta.

Os advogados disseram que seus clientes só revelariam a localização exata se fosse garantido o pagamento de uma porcentagem, 10% do valor da carga.

Os rumores que circularam durante décadas na região assinalam que um trem nazista blindado e carregado de armas, mas também possivelmente de joias, ouro, obras de arte e documentos de arquivo, desapareceu na rota ferroviária que liga Breslavia a Walbryzich, na Baixa Silésia, região que era território alemão e que depois do fim da Segunda Guerra Mundial foi anexada pela Polônia. 

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.