Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Popularidade de Macron volta a cair em meio a protestos, diz pesquisa

Índice de aprovação do presidente francês se igualou ao de seu antecessor, que foi considerado o líder menos popular da história francesa moderna

Internacional|

Protestos aumentaram insatisfação com Macron
Protestos aumentaram insatisfação com Macron Protestos aumentaram insatisfação com Macron

Os índices de aprovação do presidente francês, Emmanuel Macron, e do primeiro-ministro, Édouard Philippe, voltaram a cair em meio aos protestos dos "coletes amarelos", de acordo com uma pesquisa Ifop-Fiducial para a revista Paris Match e a rádio Sud, publicada nesta terça-feira (4).

A aprovação de Macron caiu para 23% na sondagem realizada no final da semana passada, seis pontos a menos do que no mês anterior. O respaldo a Philippe recuou 10 pontos e ficou em 26%.

Leia também

O índice do presidente empata com o pouco reconhecimento de seu antecessor, François Hollande, no final de 2013, segundo a Paris Match. À época, Hollande era considerado o líder menos popular da história francesa moderna.

As primeiras manifestações dos "coletes amarelos" ocorreram em 17 de novembro em repúdio a aumentos nos impostos dos combustíveis, e desde então se tornaram um movimento de protesto mais abrangente e um levante anti-Macron.

Publicidade

Os protestos realizados em Paris no dia 1º de dezembro foram particularmente violentos — o Arco do Triunfo foi vandalizado, assim como diversas avenidas no entorno da Champs Élysées.

Nesta terça-feira, o governo francês suspendeu por seis meses aumentos previstos para três impostos sobre combustíveis, em resposta aos protestos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.