Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por que Charles será coroado rei oito meses após a morte da mãe?

Rainha Elizabeth 2ª morreu em 8 de setembro de 2022, mas coroação do primogênito ocorrerá somente no próximo sábado (6)

Internacional|Do R7

Coroação do rei Charles 3º será no próximo sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres
Coroação do rei Charles 3º será no próximo sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres Coroação do rei Charles 3º será no próximo sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres

O rei Charles 3º assumiu o trono da Grã-Bretanha sem qualquer cerimônia depois que a mãe, a rainha Elizabeth 2ª, morreu aos 96 anos, em 8 de setembro de 2022. A lei britânica especifica que o herdeiro do trono imediatamente se torna rei ou rainha após o falecimento do monarca anterior. Não há período sem um rei ou uma rainha reinante.

A coroação do novo soberano ou soberana só ocorre, no entanto, vários meses após a morte do antecessor. No caso de Charles, que será coroado no próximo sábado (6), esse tempo foi de oito meses. Segundo o site oficial da monarquia britânica, isso acontece porque, antes da cerimônia, o país passa, tradicionalmente, por um período de luto nacional. Esse tempo também dá aos planejadores tempo suficiente para organizar todos os detalhes do evento.

"[A coroação de um novo soberano] segue alguns meses após sua ascensão, após um período de luto e como resultado da enorme preparação necessária para organizar a cerimônia", diz o site.

O período oficial de ascensão ao trono começou em 10 de setembro — dois dias depois da morte da rainha Elizabeth 2ª —, quando o Conselho de Ascensão se reuniu no Palácio de St. Hames para proclamar o rei Charles 3º como o novo soberano do Reino Unido. A partir daí, começaram as várias etapas que se dão até a coroação, incluindo as necessárias visitas à Irlanda do Norte e ao País de Gales.

Publicidade

A coroação de Charles ocorrerá na Abadia de Westminster, diante de 2.000 convidados. Entre eles, estão chefes de Estado — incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) —, realeza de outras monarquias e membros da sociedade civil.

Ao contrário da mãe, que, em 1953, foi coroada em cerimônia de três horas com 8.000 convidados e uma carruagem do século 18, Charles terá uma coroação mais simples e moderna. O evento será limitado a pouco mais de uma hora e contará com uma carruagem climatizada, com ar-condicionado, vidros elétricos e suspensão hidráulica. O veículo de quatro rodas passará por um trajeto de 2,1 km até chegar à Abadia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.