Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por videoconferência, Cristina e Putin inauguram canal russo na Argentina

A presidente da Argentina disse que o canal representa a pluralidade de vozes e de culturas

Internacional|

Cristina e Putin se falaram por videoconferência
Cristina e Putin se falaram por videoconferência Cristina e Putin se falaram por videoconferência

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizaram nesta quinta-feira (9) uma videoconferência na qual anunciaram a inclusão de um canal de notícias russo em espanhol na televisão digital argentina e renovaram seu apoio mútuo em matéria internacional.

Em um ato na província de Santa Cruz, Cristina deu as boas-vindas à "pluralidade de vozes e de culturas" que representará a incorporação do canal RT à televisão argentina e ressaltou que permitirá acessar notícias "sem a intermediação de grandes cadeias internacionais que transmitem as notícias de acordo com seus interesses".

A governante acrescentou que o novo canal permitirá que "todos os argentinos possam conhecer a verdadeira Rússia e que todos os russos possam conhecer a verdadeira Argentina, e não aquelas nos querem fazer conhecer alguns meios de comunicação internacionais e nacionais".

Por sua vez, Putin assegurou que atualmente são travadas "severas guerras informativas", nas quais há "tentativas de atores internacionais de estabelecer o monopólio da verdade", motivo pelo qual defendeu "fontes de comunicação alternativas" e citou o "RT" como exemplo.

Publicidade

Embaixada dos EUA na Argentina alerta seus cidadãos para insegurança

Menina achada em bueiro na Argentina deixa UTI

Publicidade

As críticas de ambos líderes coincidem com a decisão do ente regulador dos meios audiovisuais argentinos de desmantelar o grupo Clarín, o maior conglomerado multimídia da Argentina.

Antes de concluir, o presidente russo assegurou que seu país vê os esforços da Argentina "para defender seus interesses" e reiterou seu respaldo ao governo de Cristina, o que foi interpretado como um novo apoio no litígio judicial entre a Argentina e fundos especulativos pela dívida em moratória desde 2001.

Publicidade

Putin se encontrou com Cristina em Buenos Aires no último mês de julho, em uma visita na qual assinaram importantes acordos, entre eles um convênio de cooperação nuclear, e afiançaram os laços estratégicos entre os países. 

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.