Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Potente ciclone Ita alcança costa leste da Austrália

Ventos de até 230 km/h atingiram o país

Internacional|

Australianos se prepararam para a chegada do ciclone
Australianos se prepararam para a chegada do ciclone Australianos se prepararam para a chegada do ciclone

O ciclone Ita, com ventos de até 230 km/h de velocidade, que podem provocar graves danos, alcançou a costa leste da Austrália na sexta-feira (11) à noite, anunciaram as autoridades.

Na noite desta sexta, milhares de moradores das áreas, pelas quais o ciclone deve passar, já estavam em abrigos.

O Ita está classificado como força 2, em uma escala que vai até 5, depois de perder parte de sua energia. Ainda assim, os ventos podem produzir chuvas muito fortes e inundações, além de ondas altas com potencial para afetar a costa.

"Ventos violentos que podem chegar a 140 km/h são esperados nas localidades de Cape Melville e Cape Tribulation, no sábado de manhã", anunciou o Serviço Meteorológico.

Publicidade

Ita, cujo epicentro se desloca a uma velocidade de 9 km/h, seguia na direção sudoeste, devendo se enfraquecer progressivamente durante a manhã, acrescentou o mesmo órgão.

Terremoto deixa 4 mortos e 100 casas destruídas no Afeganistão

Publicidade

De qualquer maneira, ventos de mais de 110 km/h vão atingir neste sábado Port Douglas, Cairns e Cardwell, mais ao sul, situada a cerca de 1.500 km de Brisbane.

"Qualquer fenômeno acima de 80 km/h é perigoso", declarou à televisão pública ABC o prefeito do condado de Cook, Peter Scott.

Publicidade

Algumas das áreas afetadas pelo ciclone já registraram deslizamentos de terra.

O primeiro-ministro de Queensland, Campbell Newman, advertiu os habitantes das casas construídas antes de 1985 - quando entraram em vigor as novas normas de construção - que suas casas podem não resistir ao ciclone.

Uma zona de alerta foi delimitada, indo de Lockhart River, ao norte de Queensland, até Innisfail, ao sul, incluindo Cairns, frente à Grande Barreira de Coral.

"Trata-se de um fenômeno extremo e tem potencial para matar e causar graves danos às propriedades no norte de Queensland", advertiu o ministro dos Serviços de Emergências de Queensland, Jack Dempsey.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.