Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Premiê britânica se reúne com Sturgeon após bloquear nova tentativa de independência

Internacional|

Por Russel Cheyne

EAST KILBRIDE, Escócia (Reuters) - A primeira-ministra britânica, Theresa May, realizou na segunda-feira seu primeiro encontro com a premiê escocesa, Nicola Sturgeon, desde que bloqueou a proposta da Escócia para um segundo referendo sobre a independência.

Nenhum detalhe do que era amplamente esperado para ser um encontro gelado estavam imediatamente disponíveis.

As duas reuniram-se apenas um dia antes de a assembleia autônoma da Escócia retomar um debate sobre a independência que se espera que dê a Sturgeon autoridade para demandar um segundo referendo sobre a independência.

Publicidade

Sturgeon, que deixou o encontro com May sem fazer comentários, está pressionando para um segundo referendo no segundo semestre de 2018 ou no primeiro semestre de 2019, antes de a Grã-Bretanha deixar a União Europeia, mas May tem dito que "agora não é o momento".

Mais cedo, May disse que a unidade era crucial para o Reino Unido conseguir um bom acordo de divórcio da União Europeia em negociações que ela iniciará formalmente na quarta-feira.

Publicidade

Ela disse ao pessoal que trabalha em ajuda internacional que, unido, o Reino Unido é uma "força imparável".

A premiê britânica está lutando para manter o Reino Unido juntos após a votação para deixar a UE revelar divisões profundas, com Inglaterra e País de Gales votando a favor do Brexit, enquanto Escócia e Irlanda do Norte apoiaram a permanência no bloco.

Publicidade

Ela quer tentar conter as demandas na Escócia para um novo referendo de independência que poderia dividir a quinta maior economia do mundo e incentivar os nacionalistas na Irlanda do Norte a seguir o mesmo caminho.

"À medida que o Reino Unido deixa a União Europeia, e nós forjarmos um novo papel para nós no mundo, a força e a estabilidade de nossa união se tornará ainda mais importante", disse ela ao Departamento do Desenvolvimento Internacional em Esta Kilbride, no sul da Escócia.

"Quando trabalhamos juntos e definimos nossas metas em uma tarefa, realmente somos uma força imparável", acrescentou.

Em um referendo sobre a independência em 2014, a Escócia votou contra a ruptura por 55 a 45 por cento.

Sturgeon diz que May ignorou as exigências da Escócia, como manter o acesso preferencial ao lucrativo mercado único da UE, algo que Londres descartou.

Antes do encontro com Sturgeon, o porta-voz de May havia dito que a primeira-ministra britânica esperava destacar áreas onde ela acredita que os dois lados podem entrar em acordo e traçar um caminho para frente, sem que se tenha que realizar um novo referendo sobre a independência da Escócia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.