Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Premiê britânico diz que Rússia pode criar desculpa para usar armas químicas

Em entrevista, Boris Johnson afirma que o uso desse tipo de armamento é parte do método de guerra russo habitual

Internacional|

Boris Johnson usa broche com bandeira da Ucrânia durante evento oficial
Boris Johnson usa broche com bandeira da Ucrânia durante evento oficial Boris Johnson usa broche com bandeira da Ucrânia durante evento oficial

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou nesta quinta-feira (10) que teme pela possibilidade de que a Rússia fabrique uma desculpa para justificar o uso de armas químicas na Ucrânia.

"É parte de seu método habitual", disse Johson, em entrevista à emissora britânica Sky News. "Começam dizendo que seus oponentes, os americanos, armazenam armamento químico e, quando eles mesmos o utilizam, como temo que possa acontecer, eles terão uma história falsa pronta para contar", garantiu.

O primeiro-ministro citou os casos da Síria e até mesmo no Reino Unido, como o envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal, com uso do agente químico Novichok, em 2018, caso em que o Kremlin sempre negou envolvimento.

Johnson ainda afirmou que as estratégias adotadas pelo governo do presidente Vladimir Putin são "cínicas e bárbaras".

Publicidade

Questionado sobre os possíveis cenários que podem levar ao fim da guerra na Ucrânia, o premiê disse que "depende de Putin", por se tratar de uma decisão apenas do chefe de Estado russo.

"Ele precisa entender que cometeu um desastroso erro de cálculo e que todo mundo pode ver que as coisas não estão progredindo como ele esperava", disse Johnson. "Sua melhor aposta, na minha opinião, seria se retirar, acabar com a violência e permitir que comece uma negociação pacífica", completou.

" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/premie-britanico-diz-que-russia-pode-criar-desculpa-para-usar-armas-quimicas-06072022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.