Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente de Israel pede desculpas ao Brasil por governo chamar país de "anão diplomático"

Reuven Rivlin disse que expressões não correspondem ao que Israel sente pelo Brasil

Internacional|

Rivlin disse que Israel estava se defendendo dos ataques palestinos
Rivlin disse que Israel estava se defendendo dos ataques palestinos Rivlin disse que Israel estava se defendendo dos ataques palestinos

O recém-eleito presidente de Israel, Reuven Rivlin, pediu desculpas à presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira depois que o porta-voz da chancelaria israelense criticou o Brasil por ter condenado a sua campanha militar na Faixa de Gaza, informou o Palácio do Planalto.

O porta-voz chamou o Brasil de "anão diplomático" e de ignorar o direito de Israel de se defender, após o Itamaraty considerar "inaceitável" a escalada da violência em Gaza, condenar "energicamente o uso desproporcional da força por Israel" e anunciar a convocação do seu embaixador em Tel Aviv para consultas.

Israel lançou sua ofensiva militar em 8 de julho após um aumento dos disparos de foguetes feitos pelo Hamas, o grupo islâmico que controla a Faixa de Gaza.

De acordo com o Planalto, Rivlin disse que Israel estava se defendendo dos ataques com mísseis e esclareceu que as expressões usadas pelo funcionário não correspondem aos sentimentos da população de Israel em relação ao Brasil.

Publicidade

Dilma condenou os ataques de militantes palestinos contra Israel, mas voltou a manifestar a contrariedade do governo brasileiro ao uso desproporcional da força na Faixa de Gaza em uma incursão militar que matou quase 2 mil pessoas.

Segundo a nota, Dilma "enfatizou que a crise atual não poderá servir de pretexto para qualquer manifestação de caráter racista, seja em relação aos israelenses, seja em relação aos palestinos".

O governo brasileiro reiterou a posição sua histórica de defesa da "coexistência entre Israel e Palestina, como dois Estados soberanos, viáveis economicamente e, sobretudo, seguros".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.