Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do Peru abre caminho para dissolução do Congresso

Martín Vizcarra apresentou uma moção de confiança para tentar votar uma reforma política que vem sendo bloqueada pelo partido fujimorista

Internacional|Da EFE

Martín Vizcarra tenta aprovar reforma política no Peru
Martín Vizcarra tenta aprovar reforma política no Peru Martín Vizcarra tenta aprovar reforma política no Peru

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, anunciou nesta quarta-feira (29) que apresentará uma moção de confiança para aprovar uma reforma política bloqueada pelo partido fujimorista Força Popular, o que abre caminho para a dissolução constitucional do Congresso.

"O governo decidiu apresentar uma moção de confiança em relação às políticas de fortalecimento institucional e luta contra a corrupção", disse Vizcarra em um pronunciamento no Palácio de Governo, no qual estava acompanhado por ministros e pelos governadores de todas as províncias do país.

Leia também: Novo líder peruano jura combater a corrupção "a qualquer custo"

A Constituição peruana dá ao Executivo o poder de dissolver o Congresso se o Legislativo rejeitar duas questões de confiança propostas pelo governo.

Publicidade

Caso a moção seja negada, o presidente terá que convocar novas eleições parlamentares para eleger congressistas para completar o período de governo, que termina em julho de 2021.

Leia também

Esta será a terceira questão de confiança de Vizcarra, que assumiu o poder em março de 2018 após a renúncia de Pedro Pablo Kucyznski. O ex-presidente já havia sofrido uma derrota ao fazer uma manobra similar à de Vizcarra em setembro de 2017.

Publicidade

Durante sua dura mensagem desta quarta-feira, o governante acusou diretamente a maioria fujimorista no Congresso, que, em aliança com a pequena bancada do Partido Aprista, dificultou as abordagens da reforma do governo e inclusive arquivou um pedido de destituição do ex-procurador-geral Pedro Chávarry.

"Diante de semelhante boicote à luta anticorrupção, o governo e a população não podem ficar alheios e não manifestar uma profunda preocupação", considerou o presidente, antes de ressaltar que no Congresso há "uma enorme máquina de impedir e de blindar".

Publicidade

Para Vizcarra, elementos do Congresso "querem continuar traindo a população favorecendo os privilégios e a corrupção às custas do futuro de todos".

Por isso, exigiu que o Congresso aprove cinco projetos de lei apresentados pelo seu governo que propõem "que a imunidade parlamentar não se transforme em impunidade" e que "as pessoas condenadas não possam ser candidatas".

Além disso, busca que qualquer cidadão possa participar da seleção de candidatos por meio de eleições primárias internas, a eliminação do voto preferencial, que outorga a prioridade de um candidato sobre outro, e que a população defina "a participação de mulheres com paridade e alternância" nos pleitos.

O presidente peruano também quer proibir o "dinheiro sujo nas campanhas" e pediu aos congressistas para que "reconsiderem o arquivamento das denúncias constitucionais" contra Chávarry.

Ao encerrar sua mensagem, Vizcarra se dirigiu à população para dizer que ela "pode mudar esta situação" e lembrou que foi "a indignação e o clamor cidadão que ajudaram a visibilizar a corrupção".

"Faço um chamado à população para que mais uma vez nos ponhamos de pé, avancemos juntos nas reformas que o país precisa. Não permitamos que a impunidade triunfe, temos um enorme desafio de construir as bases do Peru do bicentenário. Se não fizermos isso, teremos perdido a oportunidade de deixar um país melhor a nossos filhos", concluiu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.