Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do Peru anuncia renúncia de todo gabinete

Ministros deixaram os cargos dois meses depois de assumir o poder; nova equipe pode ser divulgada nas próximas horas

Internacional|

Pedro Castillo se reunirá com nova equipe ministerial ainda nesta quarta-feira (6)
Pedro Castillo se reunirá com nova equipe ministerial ainda nesta quarta-feira (6) Pedro Castillo se reunirá com nova equipe ministerial ainda nesta quarta-feira (6)

O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou nesta quarta-feira (6) a renúncia do primeiro-ministro e de todo o gabinete ministerial, dois meses após ter assumido o cargo, em uma mensagem inesperada transmitida pela televisão estatal para todo o país.

"Informo ao país que no dia de hoje aceitamos a renúncia do presidente do Conselho de Ministros, Guido Bellido Ugarte, a quem agradeço pelos serviços prestados", declarou Castillo durante o breve pronunciamento.

A renúncia do primeiro-ministro também afeta o restante do gabinete, de acordo com as normas locais. Bellido foi nomeado em 29 de julho para chefiar o primeiro gabinete do governo esquerdista de Castillo.

O presidente evitou dar detalhes sobre a renúncia e anunciou que o novo chefe de gabinete e seus membros se reunirão à noite, a partir das 20h (22h no horário de Brasília).

Publicidade

Mas, em sua carta de renúncia, publicada pela imprensa, Bellido indica que está se afastando do Executivo a pedido de Castillo.

“Tendo cumprido todas as funções correspondentes à instituição, apresento minha irrevogável renúncia ao cargo da Presidência do Conselho de Ministros conforme o senhor solicitou”, diz na carta Bellido, que voltará ao Congresso para exercer funções como parlamentar do partido Peru Livre.

Publicidade

Bellido é um membro linha-dura do governante Peru Livre, um pequeno partido marxista-leninista que, para surpresa geral, conquistou a presidência do Peru com Castillo, vencendo a candidata de direita Keiko Fujimori em votação apertada em 6 de junho, após uma campanha marcada pela polarização.

Leia também

Durante o breve pronunciamento, Castillo reiterou sua invocação aos setores econômicos, políticos e sociais "à mais ampla unidade para alcançar objetivos comuns", como a reativação econômica.

“É hora de colocar o Peru acima de todas as ideologias e posições partidárias isoladas”, enfatizou o presidente, um professor rural, que usava seu típico chapéu de palha.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.