Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente filipino faz novo apelo à Indonésia contra execução de condenada à morte

Mary Jane Veloso é uma das nove pessoas que devem ser executadas a partir desta terça-feira

Internacional|

Ativistas acenderam velas em frente à embaixada da Indonésia pedindo o cancelamento da execução de Mary Jane Veloso
Ativistas acenderam velas em frente à embaixada da Indonésia pedindo o cancelamento da execução de Mary Jane Veloso Ativistas acenderam velas em frente à embaixada da Indonésia pedindo o cancelamento da execução de Mary Jane Veloso

O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, disse ter feito um último apelo ao governo da Indonésia para poupar a filipina que está entre os nove prisioneiros que serão executados por tráfico de drogas nesta terça-feira (28), alegando que ela poderia ser uma testemunha importante na investigação de cartéis de drogas.

O apelo foi o terceiro pedido pessoal do presidente, após a Procuradoria-Geral da Indonésia ter rejeitado o pedido das Filipinas na segunda-feira (27) para uma segunda revisão jurídica do caso de Mary Jane Veloso, cujos advogados dizem que agiu como "mula" sem saber para traficantes de drogas.

Brasileiro "não tem mais direito a recurso" na Indonésia

Aquino disse a repórteres na Malásia, onde participa de um encontro entre líderes do sudeste asiático, que Mary Jane começou a cooperar com as autoridades após mostrar hesitação no passado.

Publicidade

"Ela apresenta uma oportunidade agora de conseguir desmascarar todos os participantes e começar o processo de trazê-los para as barras da Justiça. Então apresentamos isto", disse Aquino.

Em nota à Indonésia, Itamaraty diz ser "absolutamente inaceitável" a execução de brasileiro

Publicidade

Mary Jane é uma dos nove traficantes condenados à morte por fuzilamento pelas autoridades da Indonésia. O país possui penas severas para crimes relacionados a drogas e voltou com as execuções em 2013 após uma pausa de cinco anos.

Entre as nove pessoas condenadas à morte está o brasileiro Rodrigo Gularte, que deve se tornar o segundo cidadão do país a ser executado na Indonésia este ano após o fuzilamento de Marco Archer, em janeiro, também condenado por tráfico de drogas.

A execução de Archer provocou uma tensão diplomática entre Indonésia e Brasil, depois que pedidos por clemência feitos pelo governo brasileiro também foram rejeitados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.