Internacional

11/2/2013 às 01h29 (Atualizado em 11/2/2013 às 07h52)

Presidente filipino visita quartel do FMLI para consolidar a paz

Benigno Aquino pretende lançar um programa de parceria para melhorar as condições de saúde e educação

EFE

Presidente das Filipinas, Benigno Aquino, faz visita histórica ao quartel-general da Frente Moura de Libertação Islâmica RITCHIE B. TONGO / EFE

O presidente das Filipinas, Benigno Aquino, fará hoje uma visita histórica ao quartel-general da Frente Moura de Libertação Islâmica (FMLI) em Mindanao entre fortes medidas de segurança, para consolidar o processo de paz em curso.

Durante a visita, Aquino e o presidente do FMLI, Murad Ebrahim, lançarão um programa de parceria para melhorar as condições de saúde, de educação e saúde dos insurgentes e da população local.

A vice-porta-voz da Presidência, Abigail Valte, disse que o programa, chamado Sajahatra Bangsamoro, pretende mostrar a sinceridade do Governo na busca de um acordo que leve a uma paz duradoura.

— O objetivo é prestar serviços sociais básicos aos quais os membros do FMLI não tinham acesso enquanto perseguiam ativamente sua causa. Como mostra da vontade do Governo de conseguir uma paz justa e duradoura, esperamos que estes serviços continuem.

A visita de Aquino é a primeira de um presidente filipino ao quartel do FMLI depois da que foi realizada em 2000 pelo então chefe de Estado, Joseph Estrada.

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!