Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente ucraniano acusa Rússia de atacar áreas civis

Volodmir Zelenski elogia postura de seus militares e afirma que eles estão fazendo 'todo o possível' para defender o país

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Bombeiros em meio aos destroços de um prédio residencial no subúrbio da capital ucraniana, Kiev
Bombeiros em meio aos destroços de um prédio residencial no subúrbio da capital ucraniana, Kiev Bombeiros em meio aos destroços de um prédio residencial no subúrbio da capital ucraniana, Kiev

O Exército russo tem como alvo áreas civis, denunciou o presidente ucraniano Volodmir Zelenski, elogiando o "heroísmo" de seus concidadãos diante da invasão russa e assegurando que suas tropas estão fazendo "todo o possível" para defender o país.

"Eles [os russos] disseram que os civis não foram alvejados, mas é outra mentira deles (...) Hoje à noite, começaram a bombardear bairros civis. Isso nos lembra [a ofensiva nazista de] 1941", disse o presidente em um vídeo transmitido nas redes sociais.

Duas fortes explosões ressoaram nesta sexta-feira (25) no centro de Kiev, segundo um jornalista da AFP. O Exército ucraniano relatou o "disparo de mísseis" na capital e a destruição de dois deles por sistemas de defesa.

O prefeito de Kiev, Vitali Klichkó, afirmou que três pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente, em um bairro residencial no sudeste da capital.

Publicidade

"Os ucranianos mostraram heroísmo", disse Zelensky. Lançando sua invasão na quinta-feira (24), os russos "acharam que nossas forças estavam cansadas, mas não estamos cansados", disse ele.

"Todas as forças estão fazendo o seu melhor" para defender a Ucrânia, declarou.

Publicidade

Zelenski também disse que Moscou deverá dialogar com a Ucrânia em algum momento se quiser acabar com os combates. "A Rússia terá que falar conosco, mais cedo ou mais tarde, sobre como podemos acabar com os combates e parar a invasão. Quanto mais cedo essa conversa acontecer, menores serão as perdas, mesmo para a Rússia", afirmou o presidente.

E, dirigindo-se aos russos que protestaram contra a guerra nesta quinta-feira (24), centenas deles presos, disse: "Nós vemos vocês, isso significa que vocês nos ouviram e acreditaram em nós. Lutem por nós, lutem contra a guerra".

A invasão russa começou nesta quinta-feira, após o reconhecimento de Vladimir Putin da independência dos territórios rebeldes separatistas no leste da Ucrânia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.