Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente ucraniano convida Biden a visitar Kiev 'nos próximos dias'

Mandatários dos dois países conversaram por telefone neste domingo sobre as tensões no leste europeu que envolvem a Rússia

Internacional|

Volodymyr Zelensky espera contar com a visita de Joe Biden para fortalecer posição ucraniana
Volodymyr Zelensky espera contar com a visita de Joe Biden para fortalecer posição ucraniana Volodymyr Zelensky espera contar com a visita de Joe Biden para fortalecer posição ucraniana

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convidou neste domingo (13) o colega americano, Joe Biden, a visitar Kiev "nos próximos dias", para que manifeste o apoio da Casa Branca frente ao risco de uma invasão russa.

"Estou convencido de que sua visita a Kiev nos próximos dias [...] seria um sinal poderoso e ajudaria a estabilizar a situação", disse Zelensky a Biden em um telefonema neste domingo, segundo a Presidência ucraniana.

Washington não mencionou nenhum convite após comentar o telefonema de 50 minutos entre Biden e Zelensky.

"Biden reafirmou o compromisso dos Estados Unidos com a soberania e a integridade territorial da Ucrânia", informou a Casa Branca. "Os dois líderes coincidiram na importância de continuar com a diplomacia e a dissuasão em resposta à concentração de forças militares russas nas fronteiras da Ucrânia", concluiu.

Publicidade

Com o temor crescente do Ocidente de uma iminente invasão russa da vizinha Ucrânia, a Casa Branca acrescentou que Biden "deixou claro que os Estados Unidos responderão rápida e decisivamente, juntamente com aliados e parceiros, a qualquer agressão da Rússia à Ucrânia".

O gabinete de Zelensky informou que os dois presidentes conversaram sobre possíveis sanções econômicas à Rússia se Moscou decidir invadir o país vizinho.

"Ainda não somos membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Por essa razão, só um exército ucraniano forte pode garantir a segurança do nosso Estado", acrescentou Zelensky, após agradecer a Biden pelo envio constante de apoio militar americano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.