Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Preso de origem latina é executado no Texas por homicídio de policial

Manuel Garza tomou arma de agente que tentava prendê-lo e o matou na sequência

Internacional|

O estado americano do Texas executou nesta quarta-feira (15) um homem de origem latina que roubou a arma de um policial que tentava prendê-lo e o matou na sequência com um tiro na cabeça, um crime ocorrido em 2001, na cidade de San Antonio.

Manuel Garza, de 34 anos, foi declarado morto às 18h40 locais (20h30 em Brasília) após receber uma injeção letal na prisão de Huntsville, notificou o Departamento de Justiça Criminal do Texas.

"Agradeço a todos por estarem aqui. Sinto muito por toda a dor que causei a minha família, amigos e especialmente à polícia. Eles seguramente me odeiam. O que ocorreu com o 'Rocky' foi muito rápido, não tenho certeza do que realmente aconteceu. Que Deus os abençoe e nos vemos do outro lado", disse Garza em suas últimas palavras.

No dia 2 de fevereiro de 2001, o agente John Anthony Riojas, conhecido como "Rocky", encontrou Garza andando por um estacionamento e resolveu abordá-lo.

Publicidade

Segundo relatórios da época, os integrantes do Departamento de Polícia de San Antonio tinham ordens específicas de evitar o furto de veículos depois de uma alta no índice desse tipo de crime na cidade.

Garza, que acumulava cinco mandados de prisão, dois deles por roubo de veículos, conseguiu escapar, mas Riojas, de 37 anos, o alcançou e acabou morto quando o criminoso resistiu à prisão, roubou sua arma e disparou contra sua cabeça.

No julgamento, realizado um ano depois, o júri demorou menos de uma hora para declarar Garza culpado do crime. E menos de três para sentenciá-lo à morte. Garza foi o sexto preso executado neste ano no Texas - o terceiro de origem latina - e o 13º em todo o país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.