Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeira-ministra promete ampliar controle de armas na Nova Zelândia

Jacinda Ardern confirmou que armas usadas no ataque às mesquitas de Christchurch foram compradas legalmente e prometeu mudar leis

Internacional|Fábio Fleury, do R7

Jacinda Ardern prometeu maior controle de armas na Nova Zelândia
Jacinda Ardern prometeu maior controle de armas na Nova Zelândia Jacinda Ardern prometeu maior controle de armas na Nova Zelândia

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, afirmou em uma entrevista coletiva na manhã deste sábado (16, no horário local, noite de sexta-feira no horário de Brasília), que o suspeito de cometer o massacre nas mesquitas de Christchurch utilizou armas compradas legalmente e prometeu ampliar o controle da venda de armamentos no país.

"Ainda estamos trabalhando para determinar a sequência de eventos que levou a ele obter o porte e a posse desas armas, mas posso dizer uma coisa agora mesmo. Nossa legislação sobre armas vai mudar", disse a premiê.

Segundo um levantamento feito pela polícia local em 2016, a Nova Zelândia tinha cerca 1,2 milhão de armas legais em posse de civis, o que equivale a uma arma para cada quatro pessoas no país.

Fora da lista de suspeitos

Publicidade

Em sua coletiva, Jacinda Ardern explicou também que o suspeito não estava em listas de vigilância das agências de inteligência da Nova Zelândia, nem da Austrália, seu país de origem, e que ele tinha licença.

"Cinco armas foram usadas pelo principal suspeito. Havia dois fuzis semiautomáticos, duas escopetas e uma espingarda. O criminoso tinha uma licença de porte de armas, me falaram que foi emitida em novembro de 2017", explicou a primeira-ministra neozelandesa.

Ela também pediu ao público que não divulgue as imagens que o terrorista transmitiu pela internet enquanto invadia a mesquita e atirava nas vítimas. No total, 49 pessoas morreram em decorrência do ataque e 20 ficaram feridas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.