Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeiro grande incêndio florestal do ano queima sem controle na Espanha

O forte fogo acontece de forma comum no verão, mas chegou mais cedo por causas das intensas mudanças climáticas

Internacional|Do R7

O incêndio está queimando sem controle na floresta
O incêndio está queimando sem controle na floresta O incêndio está queimando sem controle na floresta

O primeiro grande incêndio florestal do ano na Espanha, que obrigou a retirada de cerca de 1.500 pessoas, avançava descontroladamente na última sexta-feira (24) no leste do país, em meio a condições climáticas adversas, informaram as autoridades locais.

"Estamos enfrentando um incêndio típico do verão", avaliou em declarações à rádio pública RNE Manolo Nicolás, porta-voz dos bombeiros da província valenciana de Castellón, leste da Espanha, onde o incêndio se iniciou na véspera.

Cerca de 500 bombeiros, apoiados por 20 meios aéreos, lutavam, na tarde dessa sexta, contra o fogo. O incêndio já queimou mais de 3.000 hectares em um perímetro de 30 quilômetros em uma região fronteiriça entre as regiões de Valência e Aragão, segundo indicou a jornalista Gabriela Bravo, conselheira de Justiça, Interior e Administração Pública do governo regional valenciano.

"Esses incêndios, em meses tão prematuros, não deixam de ser uma prova a mais da emergência climática que vive a humanidade", apontou de Bruxelas o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, que pediu "máximo cuidado" e prometeu "pôr todos os recursos ao seu alcance" para sua extinção.

Publicidade

"A situação segue sendo crítica", pois "as chamas seguem avançando pelo flanco direito" e se aproximam do "parque natural da Serra de Espadán", advertiu Gabriela Bravo.

As 1.500 pessoas retiradas preventivamente de dez povoados de Valência e Aragão "têm que estar fora de suas casas na próximas 24/48 horas", orientaram pelo Twitter os bombeiros florestais valencianos, acrescentando que no momento não estão previstas novas desocupações.

A região mais preocupante era ao redor de Montanejos, uma localidade turística que estava com hotéis lotados e que teve que ser desocupada preventivamente, informou à RNE seu prefeito, Miguel Sandalinas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.