Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Programa de drones armados dos EUA no Iêmen enfrenta falhas de inteligência

Internacional|

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos estão enfrentando dificuldades crescentes na aquisição da inteligência necessária para executar o seu programa de drones no Iêmen, minando uma campanha contra a ramificação mais letal da Al Qaeda depois que rebeldes do grupo Houthi assumiram o controle de partes do aparelho de segurança do país, disseram autoridades norte-americanas.

Lacunas na inteligência no terreno podem atrasar a luta dos EUA contra um ressurgimento da Al Qaeda no Iêmen e aumentar o risco de ataques que matam pessoas erradas e estimulam o sentimento antiamericano, o que poderia tornar os militantes ainda mais fortes em áreas onde a Al Qaeda já está avançando.

Os rebeldes houthis, apoiados pelo Irã, têm assumido posições em torno de várias instalações de defesa e inteligência cujas equipes haviam colaborado anteriormente com Washington, cortando as principais fontes de informação para ataques de mísseis disparados por drones, os veículos aéreos não tripulados, afirmaram os funcionários à Reuters.

O tumulto provocado após a queda na semana passada de um governo iemenita apoiado pelos EUA, depois de dias de confrontos na capital, Sanaa, já forçou o Departamento de Estado norte-americano a reduzir o pessoal e as operações na sua embaixada.

Publicidade

Autoridades norte-americanas disseram à Reuters na semana passada que Washington também suspendeu algumas operações de combate ao terrorismo, mas descreveram as medidas como temporárias.

A turbulência também lançou dúvidas sobre o futuro de uma parceria-chave para Washington na luta contra a Al Qaeda na Península Arábica (AQAP, na sigla em inglês). Foi só em setembro passado que o presidente dos EUA, Barack Obama, elogiou a cooperação com o Iêmen como um modelo no combate ao terrorismo.

Publicidade

A AQAP reivindicou a responsabilidade pelos tiroteios deste mês, em Paris, que mataram 17 pessoas, e o grupo tem sido acusado de planejar ataques contra interesses norte-americanos.

A crise no país mais pobre do mundo árabe ameaça criar um vácuo de poder que pode permitir o crescimento da AQAP, enquanto empurra o Iêmen em direção a um conflito mais amplo entre a maioria muçulmana sunita e a minoria houthi xiita, que é contra os EUA e a Al Qaeda.

Publicidade

Autoridades dos EUA disseram que o treinamento de forças especiais iemenitas está paralisado na capital, embora algumas atividades conjuntas continuavam no sul, região controlada pelos sunitas.

(Reportagem de Mark Hosenball, Phil Stewart e Matt Spetalnick)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.