Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Protesto em Paris tem depredações e mais de 100 presos

Grupo conhecido como "coletes amarelos" promoveu neste sábado 23ª manifestação contra o governo do presidente Emmanuel Macron

Internacional|Do R7

Cidade está paralisada desde o começo do dia em função dos protestos
Cidade está paralisada desde o começo do dia em função dos protestos Cidade está paralisada desde o começo do dia em função dos protestos

A cidade de Paris vive um dia de manifestações violentas neste sábado (20) diante de atos organizados pelo grupo conhecido como "coletes amarelos". Ao menos 189 pessoas haviam sido detidas até o meio da tarde (manhã no Brasil) e há registros de confrontos com a polícia e depredações em diversas localidades. 

É o 23º sábado seguido de protestos promovidos pelo grupo dos "coletes amarelos", que reivindica melhores condições de vida para os franceses e tem como alvo o governo do presidente Emmanuel Macron. Cerca de 7.000 pessoas foram às ruas na capital francesa, segundo o Ministério do Interior. 

Veículos foram vandalizados durante o protesto
Veículos foram vandalizados durante o protesto Veículos foram vandalizados durante o protesto
Franceses protestam pelo 23º sábado seguido
Franceses protestam pelo 23º sábado seguido Franceses protestam pelo 23º sábado seguido

Desta vez, o protesto também tem como bandeira os milhões de euros doados por empresas privadas para a reconstrução da catedral de Notre-Dame, atingida por um incêndio. Representantes do grupo questionam a capacidade de mobilização de recursos no país para a catedral enquanto franceses vivem em condições consideradas degradantes pelos manifestantes. 

"Somos vítimas dessa crise social, com emergências médicas, psicológicas, financeiras. Enquanto isso, tem gente liberando montantes enormes para comprar pedra e madeira”, disse o militante Jérôme Rodrigues à Rádio França Internacional. 

Publicidade

Vândalos destruíram veículos, fachadas de lojas, lixeiras e placas de sinalização neste sábado. A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar multidões, mas os tumultos permaneceram na praça da República e entorno. 

A Prefeitura de Paris informou que 60 mil agentes de segurança foram colocados nas ruas. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.