Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin está 'aberto ao diálogo' com agência nuclear da ONU sobre a usina de Zaporizhzhia

Maior instalação nuclear da Europa, o local foi incorporado pelos russos na última semana, algo que não foi reconhecido pela AIEA

Internacional|

Chefe da AIEA, Rafael Grossi (à esq.), e Vladimir Putin (à dir.) em reunião na Rússia
Chefe da AIEA, Rafael Grossi (à esq.), e Vladimir Putin (à dir.) em reunião na Rússia Chefe da AIEA, Rafael Grossi (à esq.), e Vladimir Putin (à dir.) em reunião na Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira (11) que está "aberto a um diálogo" com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) sobre a situação na usina nuclear de Zaporizhzhia, localizada no sul da Ucrânia e controlada pela Rússia desde março.

"Discutiremos com prazer todas as questões de interesse mútuo ou que suscitam preocupação, por exemplo, o que tem a ver com a situação em torno da usina nuclear de Zaporizhzhia", disse Putin ao receber o chefe da AIEA, Rafael Grossi, em São Petersburgo.

"De qualquer forma, estamos abertos a esse diálogo", disse o presidente russo.

Por sua vez, o argentino Grossi disse esperar "uma conversa importante" sobre questões relacionadas à "segurança nuclear" e em particular a da usina de Zaporizhzhia.

Publicidade

"Como você sabe, fiz um esforço para tentar evitar um acidente nuclear, que seria muito prejudicial em geral e nesta região em particular", disse Grossi.

Durante meses, Moscou e Kiev se acusaram mutuamente de bombardear a usina, que está sob controle russo e localizada perto da linha de frente. Na semana passada, a Rússia tomou oficialmente as instalações que ocupava desde março, uma medida condenada pela Ucrânia.

Publicidade

A Rússia ocupa militarmente o território da usina, e Putin reivindicou a anexação, assim como a de quatro regiões ucranianas — Zaporizhzhia, Kherson, Donetsk e Luhansk — onde foram realizados referendos, condenados pela comunidade internacional.

A AIEA, que tem observadores nessa instalação desde o início de setembro, rejeitou a apropriação russa e continua considerando a usina de Zaporizhzhia como ucraniana.

Pouco antes do encontro de Putin com Grossi em São Petersburgo, a operadora nuclear ucraniana Energoatom acusou a Rússia de ter "sequestrado" e maltratado Valeri Martiniuk, vice-diretor-geral de Recursos Humanos da usina de Zaporizhzhia, e pediu à AIEA que garanta a libertação do funcionário.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.