Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin proíbe moradores da Rússia de enviar dinheiro ao exterior

Além disso, os exportadores do país serão forçados a converter em rublos 80% da renda obtida em moedas estrangeiras desde 1º de janeiro de 2022 

Internacional|Da AFP, com R7

Sanções obrigaram Putin a anunciar várias medidas
Sanções obrigaram Putin a anunciar várias medidas Sanções obrigaram Putin a anunciar várias medidas

Em razão de sanções ocidentais motivadas pela invasão da Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, decretou nesta segunda-feira (28) várias medidas para conter a queda do rublo, incluindo a proibição de que residentes transfiram moeda para o exterior, anunciou o Kremlin.

De acordo com um decreto publicado no site do Kremlin, os residentes russos serão proibidos de transferir moeda estrangeira a partir desta terça-feira (1º).

Além disso, os exportadores do país serão forçados a converter em rublos 80% da renda obtida em moedas estrangeiras desde 1º de janeiro de 2022.

O anúncio dessas medidas coincide com uma tentativa do governo de fortalecer as defesas da economia russa contra as sanções anunciadas pelos países ocidentais em reação à invasão da Ucrânia por Moscou.

Publicidade

Os Estados Unidos, membros da União Europeia e outros países anunciaram a exclusão de alguns bancos russos do sistema de pagamentos bancários internacionais Swift e de quaisquer transações com o Banco Central da Rússia.

Essa última medida visa neutralizar parte das gigantescas reservas cambiais que a Rússia acumulou nos últimos anos, principalmente graças às suas receitas provenientes das atividades petrolíferas.

Publicidade

A venda de divisas é uma das principais ferramentas utilizadas pelos países quando pretendem apoiar a sua moeda nacional. No entanto, nesta segunda-feira, o rublo afundou em relação ao dólar e em relação ao euro na abertura dos mercados, atingindo mínimos.

As sanções ocidentais levaram o Banco Central da Rússia a aumentar drasticamente sua taxa básica de juros para 10,5 pontos (20%), para limitar a inflação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.