Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Putin propõe convocar referendo sobre mudanças constitucionais

O presidente da Rússia propôs convocar um referendo para votação de mudanças constitucionais, incluindo a concessão de mais poder à Duma

Internacional|Da EFE

Putin propôs que a Duma vote a candidatura do primeiro-ministro
Putin propôs que a Duma vote a candidatura do primeiro-ministro Putin propôs que a Duma vote a candidatura do primeiro-ministro

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs nesta quarta-feira (15) a convocação de um referendo no qual os russos votariam uma série de mudanças constitucionais, entre elas a concessão de maiores poderes à Duma (câmara baixa do Parlamento).

"Considero necessário realizar uma votação entre os cidadãos do país sobre todo o pacote de emendas à Constituição da Rússia", disse Putin em discurso.

Saiba mais: Putin propõe convocar referendo sobre mudanças constitucionais

Ao término do pronunciamento, a Comissão Eleitoral Central se mostrou disposta a convocar o mais rápido possível a consulta popular, que poderia coincidir com as eleições legislativas de 2021.

Publicidade

Leia também

Falando para as duas câmaras do Parlamento no principal centro de exposições do país (Manezh), Putin propôs que a Duma vote a candidatura do primeiro-ministro. Até então, o órgão se limitava a dar o aval.

O mesmo aconteceria com os vice-ministros e os demais integrantes do governo, uma prerrogativa que a oposição havia exigido nos últimos anos.

Publicidade

Seja qual for a decisão da Duma, o chefe do Kremlin não poderia rejeitá-la, embora continuaria a manter o direito de destituir o governo. Ele também continuaria a ter o poder de nomear os chefes dos serviços de segurança e de dirigir as forças armadas.

Putin enfatizou que as emendas não levariam a uma reforma profunda da constituição promulgada em 1993, após um sério confronto entre o então presidente, Boris Yeltsin, e o Parlamento.

Publicidade

"A Rússia deve permanecer uma república presidencialista forte", frisou o mandatário, que também concordou com a proposta de limitar os mandatos presidenciais a dois.

A Constituição atual só obriga o presidente a deixar o cargo depois de cumprir dois mandatos consecutivos, mas não o impede de voltar ao Kremlin mais tarde.

Essa cláusula permitiu que Putin presidisse a Rússia durante oito anos (2000 a 2008), servisse como primeiro-ministro durante os quatro anos seguintes e voltasse ao Kremlin depois de ganhar as eleições presidenciais em março de 2012.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.