Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pyongyang pede mais tempo a Tokyo para investigar sequestros de japoneses

Japão afirma que pelo menos 17 japoneses foram sequestrados entre 1977 e 1983

Internacional|

A Coreia do Norte pediu ao Japão mais tempo para investigar os sequestros de cidadãos japoneses orquestrados pelo regime comunista há décadas, um ano depois que se comprometeu a analisar estes casos e sem que tenham ocorrido avanços, informou nesta quinta-feira (02) o jornal Nikkei.

Em julho de 2014, Pyongyang acordou com Tokyo a reabertura de uma investigação sobre os sequestros em troca da suspensão de sanções unilaterais que o Japão mantinha sobre a Coreia do Norte desde 2006, em matéria de deslocamentos e de envio de remessas entre os dois países.

No entanto, o Japão ainda não recebeu um relatório preliminar que o Comitê de Investigação Especial norte-coreano se comprometeu a entregar no primeiro semestre deste ano, por isso Tóquio ameaçou aumentar a pressão sobre Pyongyang e, inclusive, com a volta das sanções unilaterais.

Coreia do Norte faz ameaças por abertura de escritório da ONU em Seul

Continua após a publicidade

Hotel tradicional da Coreia do Norte pega fogo, diz testemunha

Pyongyang pediu agora "mais tempo" ao Japão para realizar sua investigação, segundo disseram fontes governamentais ao citado jornal japonês, que também se mostraram céticas sobre a possibilidade de o regime norte-coreano cumprir com o que foi acordado.

Continua após a publicidade

O governo do Japão "pressionou duramente a Coreia do Norte para que realizasse uma investigação rápida e para que entregasse um relatório honesto ao Japão", disse o ministro porta-voz do Japão, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva realizada na quarta-feira.

O Japão afirma que pelo menos 17 japoneses foram sequestrados pela Coreia do Norte entre 1977 e 1983, para que o regime dos Kim "roubasse" suas identidades ou para que ministrassem aulas sobre a cultura e o idioma japonês nos programas de treinamento de espiões norte-coreanos.

Continua após a publicidade

Em 2002, Pyongyang reconheceu vários dos sequestros e devolveu cinco pessoas ao Japão, mas afirmou que os 12 restantes tinham morrido ou nunca pisaram em solo norte-coreano, um relato carregado de inconsistências que foi recebido com bastante ceticismo pelo Executivo japonês.

O esclarecimento destes sequestros representa o principal empecilho para que Tóquio e Pyongyang, que não mantêm relações diplomáticas, possam normalizar seus laços. 

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.