Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Raúl Castro assistirá desfile da vitória na Praça Vermelha de Moscou em maio

Evento comemora o 70° aniversário da vitória do Exército Soviético sobre a Alemanha nazista

Internacional|

Líder cubano, Raul Castro
Líder cubano, Raul Castro Líder cubano, Raul Castro

O presidente cubano, Raúl Castro, assistirá em 9 de maio na Praça Vermelha o desfile militar por ocasião do 70° aniversário da vitória do Exército Soviético sobre a Alemanha nazista.

"Além disso, a reunião entre os líderes da Rússia (o presidente Vladimir Putin) e Cuba permitirá ativar a cooperação bilateral em todos os âmbitos", disse nesta segunda-feira (20) Valentina Matviyenko, presidente do Senado russo, aos meios de comunicação locais.

Raúl Castro envia condolência pela morte de Eduardo Galeano

Matviyenko fez este anúncio ao se reunir com o vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Ricardo Cabrisas, que visita a capital russa. Castro, que viajou pela última vez Moscou a 2009 após 23 anos de ausência, visitará este país após o início no final do ano passado do processo de normalização de relações entre Cuba e Estados Unidos.

Publicidade

Desde então, a Rússia intensificou os contatos com as autoridades cubanas, embora a cooperação já tinha se aprofundado com as visitas a Havana de Putin no ano passado e do primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, em 2013.

Precisamente, Medvedev se reunirá nesta sexta-feira (24) com Cabrisas, que chegou a Moscou para participar da XIII reunião da comissão intergovernamental, cujo objetivo é pôr em prática os acordos alcançados no ano passado durante a visita de Putin.

Publicidade

Então, Putin qualificou de "estratégicas" as relações entre os antigos parceiros comunistas, embora tenha descartado em várias ocasiões a reabertura de uma base militar russa na ilha.

Cabrisas se reuniu no final de março em Havana com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, com o qual tratou diversos assuntos da agenda bilateral.

Publicidade

Os especialistas russos consideram que o degelo entre Washington e Havana não repercutirá nas relações entre Rússia e Cuba, arrefecidas notavelmente após a queda da União Soviética, que deixou Havana sem seu principal patrocinador.

Além de Castro, espera-se o comparecimento ao aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista dos líderes da China, Coreia do Norte, África do Sul e Vietnã, enquanto está descartada a presença de dirigentes ocidentais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.