Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reino Unido pede libertação jornalistas presos em Mianmar

Tribunal tem realizado audiências preliminares desde janeiro para decidir se os jornalistas da Reuters serão julgados sob a Lei de Segredos Oficiais

Internacional|

Tribunal deve decidir se irá ou não julgar jornalistas
Tribunal deve decidir se irá ou não julgar jornalistas Tribunal deve decidir se irá ou não julgar jornalistas

O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, pediu que Mianmar liberte dois jornalistas da Reuters que foram presos após serem acusados de deter documentos confidenciais do governo.

Na quarta-feira (12), um juiz de Yangon rejeitou um pedido para anular o caso contra os repórteres da Reuters Wa Lone, de 32 anos, e Kyaw Soe Oo, de 28.

"Muito decepcionado em escutar que os jornalistas birmaneses da Reuters Kyaw Soe Oo e Wa Lone agora enfrentarão julgamento", disse Johnson em publicação no Twitter. "Reitero meus pedidos pela sua libertação: autoridades birmanesas precisam mostrar seu comprometimento com a liberdade de imprensa".

Leia também

Um tribunal de Yangon tem realizado audiências preliminares desde janeiro para decidir se os jornalistas serão julgados sob a Lei de Segredos Oficiais, que data da era colonial do país e prevê pena máxima de 14 anos de prisão.

Publicidade

O juiz Ye Lwin disse que ainda não era o momento para uma anulação do caso, porque gostaria de ouvir as oito testemunhas restantes da acusação, de um total de 25, informou o advogado dos repórteres, Khin Maung Zaw.

Apenas depois disso, o tribunal deve decidir se irá ou não julgar os dois jornalistas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.