Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia aceita participar de reunião da Otan sobre crise na Ucrânia

A tensão entre a Ucrânia e os russos agravou-se, após a queda do presidente Yanukovich

Internacional|Agência Brasil

O embaixador da Rússia na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Alexandre Grushko, aceitou nesta terça-feira (4) participar de uma reunião da organização para discutir a crise na Ucrânia, iniciativa de vários países membros da Aliança, disse Oana Lungescu, porta-voz da Otan. A reunião será na quarta-feira (5) em Bruxelas.

O encontro vai ocorrer um dia depois da segunda reunião de emergência em três dias, dos embaixadores dos 28 países-membros da Aliança Atlântica, para debater a situação na Ucrânia e a ação da Rússia na península ucraniana da Crimeia.

Declarações de Putin sobre Crimeia 'não enganam ninguém', diz Obama

Putin nega que forças russas estejam cercando bases ucranianas na Crimeia

Publicidade

A tensão entre a Ucrânia e a Rússia agravou-se na última semana, após a queda do presidente ucraniano Viktor Ianukóvitch, e Moscou enviou nas últimas horas tropas para a república autônoma da Crimeia, com uma maioria de cidadãos russos e base da frota russa do Mar Negro.

A decisão foi tomada em nome da proteção dos cidadãos e soldados russos, depois de o governo autônomo ter rejeitado o novo presidente da Ucrânia.

Publicidade

A segunda reunião de emergência da Otan foi marcada a pedido da Polônia, que invocou o Artigo 4º do Tratado da Aliança Atlântica, por se considerar ameaçada pela possível intervenção armada da Rússia.

Nos termos daquele artigo “qualquer aliado pode solicitar consultas sempre que, na opinião de qualquer um deles, a sua integridade territorial, a independência política ou a segurança é ameaçada”, indicou a Aliança Atlântica.

Publicidade

EUA suspendem negociações comerciais com a Rússia por crise na Ucrânia

Ucrânia denuncia ao Conselho de Segurança da ONU que a Rússia já enviou 16 mil soldados à Crimeia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.