Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia bombardeia oeste da Ucrânia e intensifica ofensivas

A Rússia anunciou que destruiu um grande depósito de armas fornecidas pelos Estados Unidos

Internacional|Da AFP

Bombardeio deixou 22 feridos
Bombardeio deixou 22 feridos Bombardeio deixou 22 feridos

A Rússia anunciou neste domingo (12) que destruiu um grande depósito de armas fornecidas pelos Estados Unidos e os países europeus no oeste da Ucrânia, ao mesmo tempo que intensificou a ofensiva no leste em uma batalha crucial por Severodonetsk, onde as tropas ucranianas enfrentam dificuldades.

Um bombardeio russo incomum contra a localidade de Chortkiv, no oeste ucraniano, que permaneceu relativamente à margem da guerra, deixou 22 feridos, informou neste domingo o governador local Volodmir Trush.

O governador afirmou que os quatro mísseis disparados a partir do mar Negro destruíram parcialmente uma instalação militar e vários edifícios residenciais. Entre os feridos está um jovem de 22 anos.

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou que o bombardeio contra Chortkiv destruiu um "grande depósito de sistema de mísseis antitanque, sistemas portáteis de defesa antiaérea e obuses fornecidos ao regime de Kiev pelos Estados Unidos e pelos países europeus". Estados Unidos e UE enviaram armas e recursos para ajudar a Ucrânia a conter o avanço da Rússia e anunciaram sanções sem precedentes contra Moscou.

Publicidade

Ao mesmo tempo, no leste, a situação da cidade estratégica de Severodonetsk é "extremamente difícil" depois que as tropas russas destruíram uma segunda ponte e iniciaram um grande bombardeio contra a terceira e última, informou o governador Sergei Gaiday.

O governador destacou que a destruição das pontes pretende isolar a cidade.

Publicidade

Severodonetsk e Lysychansk, separadas por um rio, resistem há várias semanas aos ataques e são as últimas posições ucranianas na região de Lugansk.

No plano diplomático, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu no sábado a Kiev que o bloco apresentará até o fim da semana uma sinalização clara sobre a ambição da Ucrânia de ser candidata a integrar a União Europeia.

Publicidade

Von der Leyen destacou que a ex-república soviética "avançou no fortalecimento do Estado de direito, mas ainda precisa implementar reformas para lutar contra a corrupção". Apesar das reservas de alguns Estados-membros, a candidatura de Kiev pode receber luz verde na próxima reunião de cúpula do bloco, em 23 e 24 de junho.

"O desafio será sair do conselho (da UE) com uma posição unida, que reflita a importância desta decisão histórica", disse Von der Leyen durante sua viagem de volta à Polônia.

A vulnerabilidade geopolítica da Ucrânia ficou exposta com a invasão iniciada pela Rússia em 24 de fevereiro, que provocou milhares de mortes e obrigou milhões de pessoas a fugir de suas casas, deixando territórios inteiros do país reduzidos a escombros.

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, afirmou neste sábado que este é um momento "decisivo". "A Rússia quer destruir a unidade europeia, quer dividir a Europa e enfraquecê-la. Toda a Europa é um alvo da Rússia. A Ucrânia é apenas o primeiro passo", afirmou.

"McDonald's russo" abre as portas

As sanções contra Moscou atingiram com força a economia russa e também provocaram um êxodo das empresas ocidentais, incluindo os restaurantes da rede americana de fast-food McDonald's.

A emblemática unidade da praça Pushkin de Moscou — onde foi inaugurado o primeiro McDonald's da Rússia em 1990 (ainda União Soviética na época), com longas filas — reabriu as portas neste domingo como uma empresa russa.

A rede agora tem o nome "Vkousno i tochka" ("Delicioso. Ponto-final") e, embora não utilize mais o famoso logotipo amarelo, tenta apresentar aos clientes um sabor familiar.

Após cem dias, guerra da Ucrânia está longe do fim; veja momentos marcantes

" gallery_id="629917014b49551ef900102b" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/russia-bombardeia-oeste-da-ucrania-e-intensifica-ofensivas-27062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.