Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia chama embaixador na Ucrânia para consultas

Vitória da revolução opositora e queda do presidente Viktor Yanukovich abalaram país

Internacional|

A Rússia convocou para consultas seu embaixador na Ucrânia, Mikhail Zurabov, devido à situação criada no país vizinho com a vitória da revolução opositora e a queda do presidente Viktor Yanukovich.

"Em vista do agravamento dos eventos na Ucrânia e perante a necessidade de analisar a situação, foi tomada a decisão de chamar para consultas em Moscou o embaixador em Kiev", explicou o Ministério das Relações Exteriores russo em comunicado.

Hoje, o titular da pasta, Sergei Lavrov, falou por telefone com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, sobre a situação na Ucrânia, e ambos concordaram quanto à necessidade de resolver a crise de maneira pacífica.

Ucrânia tem novo presidente interino

Publicidade

Desde a cassação do presidente Yanukovich pelo parlamento da Ucrãnia, ocorrida ontem, Lavrov denunciou o descumprimento por parte da oposição desse país do acordo selado na sexta-feira com as autoridades agora depostas para acabar com três meses de revolta.

Manifestantes ocupam residência oficial e postam fotos em redes sociais

O acordo previa a formação de um governo de união nacional, eleições antecipadas e a volta à constituição de 2004, mas ontem o legislativo foi além e declarou Yanukovich cassado por abandono de suas funções.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.