Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia diz que Ucrânia está disposta a atender às principais demandas

Principal negociador russo disse que os ucranianos declararam que iriam renunciar a armas nucleares e não ingressar na Otan, mas negociações continuam

Internacional|

Bombeiros trabalham após um prédio ser bombardeado na região de Donetsk
Bombeiros trabalham após um prédio ser bombardeado na região de Donetsk Bombeiros trabalham após um prédio ser bombardeado na região de Donetsk

O principal negociador da Rússia nas conversações com a Ucrânia disse nesta quarta-feira (30) que Kiev declarou disposição para atender às principais demandas russas, mas que a posição de Moscou sobre a região de Donbass e a Crimeia anexada permanecia inalterada.

Vladimir Medinsky disse na televisão russa que a Ucrânia informou por escrito que estava disposta a desistir de sua ambição de ingressar na Otan, adotar o status de neutralidade em relação à Rússia e a União Europeia, renunciar a armas nucleares e outras de destruição em massa e se comprometer a não hospedar tropas estrangeiras ou bases militares em seu solo.

Medinsky também disse que a Ucrânia concordou em não realizar exercícios militares com exércitos estrangeiros, exceto por acordo com fiadores estatais, incluindo a Rússia.

"A Ucrânia declarou sua prontidão para cumprir os requisitos fundamentais nos quais a Rússia vem insistindo nos últimos anos. Se essas obrigações forem cumpridas, a ameaça de criar uma ponte da Otan em território ucraniano será eliminada", disse Medinsky.

Publicidade

"Esta é a essência, o significado e a importância do documento preliminarmente acordado em alto nível pela Ucrânia. No entanto, o trabalho continua, as negociações continuam."

Medinsky falou um dia após as negociações em Istambul, onde a Rússia disse que reduziria significativamente as operações militares perto de Kiev e da cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia, para promover a confiança, um compromisso que atraiu ceticismo de Kiev e dos governos ocidentais.

Publicidade

Leia também

Ele disse que a Rússia não está desistindo de sua insistência para que a Ucrânia reconheça a perda da Crimeia, que a Rússia anexou em 2014, e a independência dos dois autoproclamados territórios separatistas no leste da Ucrânia que compõem a região de Donbass.

"Quero enfatizar separadamente que a posição de princípio de nosso país em relação à Crimeia e Donbas permanece inalterada", afirmou Medinsky.

Esse é um grande ponto de discórdia para a Ucrânia, que diz que não fará concessões sobre sua integridade territorial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.