Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia e Belarus são excluídas dos Jogos Paralímpicos de Inverno

Comitê Paralímpico Internacional revela que decisão foi tomada após pressão dos outros países que participam da competição

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Presidente do Comitê Paralímpico Internacional comunica a exclusão de Rússia e Belarus
Presidente do Comitê Paralímpico Internacional comunica a exclusão de Rússia e Belarus Presidente do Comitê Paralímpico Internacional comunica a exclusão de Rússia e Belarus

Atletas russos e belorrussos foram excluídos dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim devido à invasão da Ucrânia, anunciou o Comitê Paralímpico Internacional nesta quinta-feira (3).

O anúncio reverte a decisão do dia anterior, que permitia aos atletas competir nos Jogos, com início nesta sexta-feira (4), mas sob bandeira neutra e sem figurar no quadro de medalhas.

O Comitê Paralímpico Internacional explicou a decisão afirmando que muitos comitês de países, equipes e atletas participantes ameaçaram não competir se permitisse a presença de russos e belorrussos, o que "comprometeu a viabilidade" do evento.

"Para preservar a integridade destes Jogos e a segurança de todos os participantes, decidimos recusar a participação de atletas da Rússia e de Belarus", anunciou o Comitê Paralímpico Internacional em comunicado.

Publicidade

"Garantir a segurança dos atletas é algo de extrema importância para nós, e a situação nas vilas olímpicas estava se agravando e se tornou insustentável", disse a nota oficial.

O presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, havia justificado inicialmente a decisão de autorizar a presença de atletas russos e belorrussos afirmando que os estatutos não permitiam que fossem vetados antes de uma assembleia geral marcada para este ano.

" gallery_id="622028901df97b6110000d31" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/russia-e-belarus-sao-excluidas-dos-jogos-paralimpicos-de-inverno-27062022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.