Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia e Ucrânia anunciam cessar-fogo para retirada de civis das cidades de Mariupol e Volnovakha

Criação de corredores humanitários foi acordada na segunda rodada de negociações entre os dois países, na última quinta (3)

Internacional|Do R7, com informações da AFP

Refugiados lutam para deixar áreas de guerra na Ucrânia
Refugiados lutam para deixar áreas de guerra na Ucrânia Refugiados lutam para deixar áreas de guerra na Ucrânia (SERGEI CHUZAVKOV/AFP)

O Ministério da Defesa russo anunciou um cessar-fogo neste sábado (5) para permitir a evacuação de moradores de duas cidades sitiadas na Ucrânia: Mariupol e Volnovakha. O Kremlin deixou claro que a redução na ofensiva não vale para todo o território ucraniano, e os cidadãos terão cinco horas para sair das cidades.

"O lado russo declara um regime de silêncio [de armas] e a abertura de corredores humanitários para a evacuação de civis de Mariupol e Volnovakha", disse o ministério, citado por agências de notícias russas.

A Prefeitura de Mariupol confirmou a trégua e anunciou o início da retirada de seus moradores. "A evacuação da população civil começará às 11h do horário local [6h no Brasil]", disse o prefeito da cidade, Vadim Boychenko.

“No total, serão necessárias várias etapas de evacuação, divididas em vários dias, para que cada pessoa que queira sair possa fazê-lo”, acrescentou a mesma fonte em sua conta do Telegram.

Publicidade

O corredor de evacuação de civis leva à cidade ucraniana de Zaporizhzhia, 220 quilômetros a noroeste.

O controle de Mariupol é de natureza estratégica para a Rússia, porque permitiria garantir a continuidade territorial entre suas forças que chegam da península da Crimeia e as dos territórios separatistas pró-russos do Donbass ucraniano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.