Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia envia chanceler à Venezuela para 'contrapor' sanções dos EUA

Sergei Lavrov viaja à América Latina na quarta-feira (5), parando em Cuba antes de seguir para o México e, em seguida, para a capital venezuelana

Internacional|

Chanceler da Rússia chega à Venezuela na sexta-feira
Chanceler da Rússia chega à Venezuela na sexta-feira Chanceler da Rússia chega à Venezuela na sexta-feira

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, visitará a Venezuela na sexta-feira (7) para demonstrar apoio ao presidente venezuelano Nicolás Maduro, que os Estados Unidos querem longe do poder.

A Rússia vem ajudando Maduro a atravessar a crise política e econômica. Os EUA impuseram sanções à Venezuela e, como dezenas de outros países, reconhecem o político opositor Juan Guaidó como líder interino legítimo do país.

A Rússia repudia as sanções dos EUA, que considera ilegais e danosas, enquanto a oposição venezuelana apela para Washington aumentar a pressão sobre a Rússia por causa de seu apoio econômico, diplomático e militar a Maduro.

Lavrov visita Cuba, México e Venezuela

Lavrov, que é chanceler desde 2004, viaja à América Latina na quarta-feira, parando em Cuba antes de seguir para o México na quinta-feira e para a Venezuela no dia seguinte.

Publicidade

Sua viagem ocorre na esteira de uma turnê do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, por quatro ex-países soviéticos — Ucrânia, Belarus, Cazaquistão e Uzbequistão —, uma região que Moscou encara como seu quintal.

Na Venezuela, Lavrov se encontrará com Maduro, a vice-presidente executiva, Delcy Rodríguez, e o chanceler Jorge Arreaza para abordar uma cooperação maior em energia, mineração, transporte, agricultura e defesa, informou a chancelaria russa.

"A agenda inclui um debate de medidas... para se contrapor a sanções unilaterais ilegais que pioram a situação socioeconômica da Venezuela", disse a porta-voz do ministério, Maria Zakharova.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.