Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia multa jornalista que invadiu programa ao vivo para protestar contra a guerra na Ucrânia

Profissional é acusada de 'desacreditar' as forças armadas; Marina Ovsiannikova usou um cartaz para protestar na TV em março

Internacional|

Jornalista russa que invadiu programa ao vivo agora é multa pelo governo russo
Jornalista russa que invadiu programa ao vivo agora é multa pelo governo russo Jornalista russa que invadiu programa ao vivo agora é multa pelo governo russo

A jornalista Marina Ovsiannikova, que ficou conhecida por interromper um programa de notícias na televisão estatal russa com um cartaz contra a ofensiva na Ucrânia, foi multada nesta quinta-feira (28) por denunciar novamente o conflito.

Um tribunal de Moscou a multou em 50.000 rublos, cerca de R$ 4.200, por "desacreditar" as Forças Armadas russas, disse um jornalista da AFP, uma infração que vem sendo aplicada desde março para reprimir críticas.

A jornalista é acusada de ter dito em 13 de julho, falando com jornalistas em uma audiência do opositor preso Ilya Yashin, que a operação na Ucrânia é um "crime". Quatro dias depois, a repórter de 44 anos foi brevemente detida na região de Moscou.

Ovsiannikova ganhou destaque em março, quando invadiu o noticiário de um canal de televisão pró-Kremlin para o qual trabalhava. Ela segurava uma faixa denunciando a ofensiva na Ucrânia e a "propaganda" da mídia controlada pelo governo. Ela foi então brevemente detida e libertada com uma multa.

Publicidade

Na época, a profissional foi enquadrada na lei contra a publicação de "informação falsa" e "injúrias" contra o Exército russo, acusações que poderiam ter resultar até em prisão.

Após vários meses trabalhando no exterior, como por exemplo para o veículo alemão Die Welt, a jornalista anunciou no começo de julho seu retorno à Rússia para resolver um contencioso sobre a custódia de seus dois filhos.

Guerra na Ucrânia faz cinco meses em meio a avanço russo no leste e sem perspectivas de cessar-fogo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.