Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia quer armas da Coreia do Norte em troca de comida

Segundo os Estados Unidos, materiais bélicos seriam utilizados por Moscou na guerra contra a Ucrânia

Internacional|

Vladimir Putin (à esq.) em encontro com representantes da Coreia do Norte
Vladimir Putin (à esq.) em encontro com representantes da Coreia do Norte Vladimir Putin (à esq.) em encontro com representantes da Coreia do Norte

Os Estados Unidos afirmaram nesta quinta-feira (30) que têm informações de que a Rússia quer comprar duas dúzias de armas diferentes da Coreia do Norte para usá-las na guerra na Ucrânia e que ofereceu alimentos em troca.

"Temos informações de que a Rússia está tentando ativamente adquirir novas munições", disse John Kirby, um dos porta-vozes da Casa Branca, em entrevista coletiva por telefone.

Além disso, segundo o porta-voz, a Rússia se prepara para enviar uma delegação à Coreia do Norte para discutir essa nova troca de armas por alimentos.

De acordo com Kirby, no centro deste novo esforço está o cidadão eslovaco Ashot Mkrtychev, que sofreu sanção nesta quinta-feira do Departamento do Tesouro dos EUA por negociar com a Coreia do Norte a compra de armas para a Rússia.

Publicidade

Os Estados Unidos já haviam acusado a Coreia do Norte no ano passado de ter enviado armas para a Rússia. Em dezembro, especificamente, a Casa Branca disse que Pyongyang repassou ao grupo de mercenários russo Wagner um pacote que incluía foguetes e mísseis de infantaria.

Segundo o governo americano, as sanções à Rússia obrigaram o Kremlin a recorrer a outros países com governo não democrático para ter acesso a armas. A esse respeito, Washington garante que o Irã também enviou armas para a Rússia, especificamente drones.

No último mês de fevereiro, os Estados Unidos revelaram informações de inteligência de que a China estava considerando enviar armas para a Rússia, embora essa troca ainda não tenha ocorrido. Pequim, por sua vez, negou essas acusações.

Míssil do ditador Kim Jong-un levanta voo, explode e cai no mar

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.