Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia recupera tanques da década de 1940 para compensar perdas de blindados na Ucrânia

T-54 e T-55 têm manutenção fácil e barata, mas não conseguem fazer frente aos sistemas de defesa que Kiev possui

Internacional|

Tanque T-55 (foto) foi exportado para diversos lugares do mundo
Tanque T-55 (foto) foi exportado para diversos lugares do mundo Tanque T-55 (foto) foi exportado para diversos lugares do mundo

A Rússia está usando tanques T-54 e T-55, fabricados pela União Soviética no fim da década de 40, para compensar as enormes perdas de blindados que está sofrendo durante a campanha para conquistar o leste da Ucrânia, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (23) pelo americano Instituto de Estudos de Guerra (ISW, na sigla em inglês).

“As perdas de veículos blindados estão limitando a capacidade do Exército russo de realizar ofensivas mecanizadas eficazes nas ações na Ucrânia, que estancaram”, afirmou o ISW, que citou evidências visuais obtidas pelo grupo independente de especialistas militares Conflict Intelligence Team.

“As forças russas podem estar mobilizando tanques T-54 e T-55 armazenados para intensificar essas ofensivas e se preparar para contraofensivas mecanizadas ucranianas”, acrescentou o ISW.

A União Soviética produziu dezenas de milhares de tanques desse tipo no fim da Segunda Guerra Mundial. A Rússia pode estar adaptando-os agora, já que eles são relativamente baratos para consertar, de acordo com o instituto americano especializado em assuntos militares.

Publicidade

A utilização destes tanques fabricados há mais de sete décadas para substituir veículos blindados mais modernos que foram destruídos pelo Exército ucraniano pode significar um aumento ainda maior no número de baixas entre as fileiras russas, alertou o ISW.

"Não está claro quão eficazes esses tanques serão contra veículos blindados ucranianos", declarou o instituto, que também destacou a "vulnerabilidade" do T-54 e do T-55 aos "muitos sistemas antitanque dos quais dispõe a Ucrânia".

O ISW também advertiu que a Rússia teria perdido, durante as operações no leste da Ucrânia, não só um grande número de tanques fabricados mais recentemente como também as equipes especializadas que manejam os blindados.

Crianças 'sequestradas' pela Rússia reencontram os pais na Ucrânia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.