Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rússia troca Coca-Cola, Fanta e Sprite por refrigerantes alternativos

Nova linha de bebidas tem o objetivo de substituir os rótulos de sucesso que deixaram o mercado russo por causa da guerra

Internacional|Maria Cunha*, do R7

CoolCola, Fancy e Street irão substituir refrigerantes ocidentais
CoolCola, Fancy e Street irão substituir refrigerantes ocidentais CoolCola, Fancy e Street irão substituir refrigerantes ocidentais

A Ochakovo, fabricante de bebidas russa, apresentou, na última segunda-feira (16), uma nova linha de refrigerantes para ocupar o lugar das três marcas globais, Coca-Cola, Fanta e Sprite, que estão praticamente ausentes das prateleiras do país e custando extremamente caro desde que a Coca-Cola suspendeu os negócios na Rússia em março, após a invasão da Ucrânia.

Assim, ao invés das marcas já conhecidas, os russos poderão escolher entre CoolCola, Fancy e Street, anunciou a Ochakovo.

Segundo o jornal russo Moscow Times, a fabricante afirmou que a CoolCola tem o “sabor icônico de cola”. Enquanto isso, as garrafas da marca Fancy, com sabor de laranja, e Street, de limão, imitam os esquemas de cores da Fanta e da Sprite.

A Ochakovo foi fundada na União Soviética, em 1978, e produz em grande parte bebidas tradicionais russas, como kvass, fermentado à base de grãos, e a medovukha, uma bebida de mel com baixo teor alcoólico.

Continua após a publicidade

Leia também

A empresa não é a única a tentar capitalizar a retirada da Coca-Cola do mercado russo. Em abril, outra fabricante de bebidas, no Extremo Oriente da Rússia, o Grupo Slavda lançou a Grink Cola para tentar conquistar os amantes de refrigerante do país. Enquanto isso, em maio, no norte, na região de Komi, a fábrica Syktyvkarpivo divulgou a sua própria marca de refrigerante, a Komi Cola.

Apesar disso, ambas as alternativas receberam reclamações de clientes dizendo que nenhuma das bebidas era “doce e espumante”.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.